Data de publicação: 05-02-2024 21:05:00 - Última alteração: 15-02-2024 15:36:03

Bloco Maria Baderna sai em cortejo no Carnaval de Contagem e BH

Jornal Diário de Contagem On-Line
Fotos: Robson Rodrigues

No próximo sábado (10), às 15h, a concentração será na praça Tiradentes e cortejo segue até a praça da Jabuticaba, em Contagem. No domingo (13), às 12h, a concentração será na Santa Tereza, em Belo Horizonte.

O Bloco Maria Baderna foi criado há dez anos por artistas de vários segmentos, com o propósito de lutar pela cultura e por políticas públicas capazes de melhorar a vida das pessoas.

Cantando sucessos de Carnaval e canções autorais, algumas composições de protestos, a trupe Bloco Maria Baderna, que passou por renovação, continua se apresentando e agradando os foliões de Contagem e da capital.


História

O Bloco Maria Baderna foi criado em 2013, após um grupo de artistas de Contagem criticar o governo municipal pela falta de investimentos na cultura local.

Os investimentos não aconteceram e os artistas foram chamados de “baderneiros”, expressão originada da palavra "baderna", com o sentido de arruaça. Palavra criada pelos ditadores autoritaristas que dominaram o Brasil a partir da década de 1960.

Após pesquisas, descobriu-se que uma dançarina italiana de nome Marietta, nascida em Castel San Giovanni, em 1828, esteve no Rio de Janeiro em meados do século XIX e fez muito sucesso.

Chamada pelos brasileiros de Maria, a bailarina se encantou pelos palcos brasileiros e atraiu fanáticos admiradores. Fãs que gostavam de confusões e brigas de rua. A cada tumulto que acontecia, diziam que haviam sido provocados pelo pessoal da Baderna, os baderneiros de sempre.

Daí a origem do nome Maria Baderna, que inspirou e deu nome ao bloco de Carnaval de Contagem.

Serviço:

Bloco Maria Baderna em Contagem e BH


Sábado (10), às 15h, a concentração será na praça Tiradentes e cortejo segue até a praça da Jabuticaba, em Contagem

Domingo (13), às 12h, a concentração será na Santa Tereza, em Belo Horizonte.
Todos estão convidados

Fotos do desfile de 2023 em Contagem

Links relacionado

Matéria do Bloco Maria Baderna
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br