Fotos: Robson Rodrigues
No próximo sábado (10), às 15h, a concentração será na praça Tiradentes e cortejo segue até a praça da Jabuticaba, em Contagem. No domingo (13), às 12h, a concentração será na Santa Tereza, em Belo Horizonte.
O Bloco Maria Baderna foi criado há dez anos por artistas de vários segmentos, com o propósito de lutar pela cultura e por políticas públicas capazes de melhorar a vida das pessoas.
Cantando sucessos de Carnaval e canções autorais, algumas composições de protestos, a trupe Bloco Maria Baderna, que passou por renovação, continua se apresentando e agradando os foliões de Contagem e da capital.
História
O Bloco Maria Baderna foi criado em 2013, após um grupo de artistas de Contagem criticar o governo municipal pela falta de investimentos na cultura local.
Os investimentos não aconteceram e os artistas foram chamados de “baderneiros”, expressão originada da palavra "baderna", com o sentido de arruaça. Palavra criada pelos ditadores autoritaristas que dominaram o Brasil a partir da década de 1960.
Após pesquisas, descobriu-se que uma dançarina italiana de nome Marietta, nascida em Castel San Giovanni, em 1828, esteve no Rio de Janeiro em meados do século XIX e fez muito sucesso.
Chamada pelos brasileiros de Maria, a bailarina se encantou pelos palcos brasileiros e atraiu fanáticos admiradores. Fãs que gostavam de confusões e brigas de rua. A cada tumulto que acontecia, diziam que haviam sido provocados pelo pessoal da Baderna, os baderneiros de sempre.
Daí a origem do nome Maria Baderna, que inspirou e deu nome ao bloco de Carnaval de Contagem.
Serviço:
Bloco Maria Baderna em Contagem e BH
Sábado (10), às 15h, a concentração será na praça Tiradentes e cortejo segue até a praça da Jabuticaba, em Contagem
Domingo (13), às 12h, a concentração será na Santa Tereza, em Belo Horizonte.
Todos estão convidados
Fotos do desfile de 2023 em Contagem
Links relacionado
Matéria do Bloco Maria Baderna