Data de publicação: 10-02-2024 13:16:00 - Última alteração: 10-02-2024 13:25:18

Contagem decreta situação de emergência com o aumento da dengue

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Janine Moraes

O atendimento nas unidades de saúde e na Central de Hidratação Eldorado foi ampliado com reforço nas equipes e na estrutura. Cinco UBS's estarão abertas na segunda, terça e quarta-feiras da próxima semana, período de Carnaval.

O decreto foi anunciado na quinta-feira (8), em resposta ao aumento do número de casos de dengue no município. O decreto além de ampliar as equipes e as estruturas para o atendimento à população, também chama a atenção da população para a importância dos cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti, em casa e em todos os lugares. 

O município registrou 4 mil casos de arboviroses, com sete óbitos em investigação. A Prefeitura ressaltou que já foram identificados quatro tipos diferentes do vírus da dengue em circulação no município. 

Entre os pacientes que buscam atendimento na cidade, a taxa de resultados positivos dos testes para a doença está próxima de 52%, índice considerado alto. Por isso, uma Central de Hidratação, no bairro Eldorado, foi aberta para receber os casos suspeitos de arboviroses e desafogar as UPA's.

A Central de Hidratação Eldorado, localizada na rua Trajano de Araújo Viana, 1.838 - bairro Cinco Contagem/MG (antigo Quinto Sportmall), funciona das 7h às 22h para atendimento ao público externo e 24 horas para o acompanhamento de pacientes que precisam de continuidade nos cuidados. 

A central possui duas salas de acolhimento, três consultórios médicos, uma sala de medicação rápida e observação com 14 poltronas, além de duas salas de observação/enfermaria com 16 camas, totalizando 30 leitos. 

Cinco UBS vão atender no período de Carnaval

As UBS's Petrolândia 1, São Joaquim, Nacional e Retiro, além do Centro Social Urbano (CSU) Industrial, terão horário de funcionamento especial na segunda-feira e terça-feira de Carnaval (12 e 13), bem como na Quarta-Feira de Cinzas (14).  As unidades estarão abertas ao público das 8h às 17h. 

Atendimento Pediátrico

O atendimento às crianças com sintomas de dengue continuará sendo feito, em um primeiro momento, nas UPAs Vargem das Flores, Ressaca e Industrial, além das UBSs. Há também a previsão de ampliação da capacidade do Centro Materno Infantil, com abertura de 15 leitos de internação e hidratação, em caso de necessidade.

A prefeitura afirmou que enquanto não há vacina para todos, é vital eliminar os focos do mosquito e usar repelentes. A proteção nas janelas e nos ambientes para evitar o contato com o mosquito transmissor também é um meio eficaz e ajuda a todos. 

Atualmente, 30% dos leitos das unidades de saúde que possuem pediatria estão ocupados por pacientes com dengue. 

Fonte: PMC
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br