Data de publicação: 25-03-2024 20:56:00 - Última alteração: 25-03-2024 21:23:28

Gustavo Olimpio (PSTU), primeiro a lançar pré-candidatura a Prefeitura de Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Aconteceu no último sábado (23), na Livraria Para Todos, o lançamento da pré-candidatura do professor Gustavo Olimpio do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado - PSTU, ao cargo majoritário de Contagem. “Serei uma alternativa da esquerda, contra a extrema a direita”.

Gustavo agradeceu a presença de todos e disse que conta com o apoio dos operários e operárias, trabalhadores (as) da educação, da saúde, moradores (as) das vilas da cidade e ativistas dos movimentos sociais.

O local escolhido para o lançamento da pré-candidatura, a Livraria Para Todos, é um espaço cultural e de debates, cheio de livros marxistas, publicações que defendem a transição do capitalismo ao socialismo, para o desenvolvimento da sociedade humana.


A também professora Vanessa Portugal (PSTU), que já foi candidata a prefeita de BH e a governadora de Minas, ressaltou a importância da pré-candidatura de Gustavo Olimpio a cadeira de prefeito de Contagem.

Segundo ela, nas eleições é a oportunidade de apresentar as ideias, as necessidades e as lutas cotidianas. “Agente muda a realidade com organização, luta e com um programa claro e objetivo. Por isso, vamos lançar pré-candidaturas a vereador e prefeito em todo o Estado. As pré-candidaturas do PSTU são todas importantes e necessárias”, afirmou Portugal.


O pré-candidato a Prefeito de Belo Horizonte, o professor Wanderson Rocha (PSTU), fez questão de comparecer ao lançamento do colega pré-candidato de Contagem. 

“O desafio que o colega Gustavo Olimpio terá em Contagem será o mesmo que terei em BH. Não teremos tempo de TV e temos que lutar contra parte da esquerda que está alinhada aos empresários da direita e extrema direita”, afirmou


Pré-candidato

No discurso, o professor, pré-candidato a Prefeitura de Contagem, Gustavo Olimpio (PSTU), enfatizou que o capitalismo não é a saída para a classe trabalhadora.

“Contagem é uma cidade operária que foi protagonista da primeira greve durante o período da ditadura, que completou 60 anos. Digo que todos nós gostaríamos de viver na Contagem que o atual governo coloca nas propagandas. Na verdade, a receita gigantesca de Contagem é fruto do aumento de impostos. O PT governa para os grandes empresários e capitalistas da direita”.

“Não vemos chegar em Contagem empresas de alta tecnologia como acontecia no passado. A política da toma lá dá cá continua para beneficiar empresários da direita. Na educação, vários cargos são terceirizados, como é o caso da merenda escolar. Terceirização é a mesma política do governador Zema (NOVO). Apresento a minha pré-candidatura, porque queremos uma cidade independente que governe para os trabalhadores e para a população periférica”.


“Atualmente, a arrecadação bilionária de Contagem não gera benefícios para a população da periferia. Quando eleito, vamos transformar a Prefeitura de Contagem em uma ferramenta em benefício da população. No transporte público, defendemos a Tarifa Zero e o controle feito pelos trabalhadores. Contagem tem um transporte precário em várias regiões e a população tem muitas dificuldades para se deslocarem dentro do município”.

“Somos contra a construção do Rodoanel Metropolitano, porque é uma obra contra o meio ambiente. Queremos o fim do RodoMinério, o fim das enchentes e condenamos o asfaltamento do bairro Tupã e em outros bairros próximos a represa Vargem das Flores”

“A população precisa participar do governo e para isso, precisamos criar comitês para discutir a cidade, a educação, a saúde, o transporte e outras demandas. Queremos discutir um programa de governo que resolva os problemas da cidade. Digo que a minha pré-candidatura é resultado da luta dos trabalhadores e de todas as classes menos assistidas pelo atual governo municipal”, finalizou Gustavo Olimpio (PSTU).

Após os discursos e direitos a fala, todos participaram da foto oficial e do bate papo que continuou após a solenidade de lançamento da pré-candidatura.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br