Data de publicação: 26-03-2024 23:49:00 - Última alteração: 26-03-2024 23:57:01

Raquel da Costa Dias será reconduzida ao cargo de Defensora Pública-Geral de Minas Gerais

Funeral Pet Diamond
Fotos: Marcelo Sant’Anna/DPMG 

A atual defensora pública-geral do Estado, no biênio 2022-2024, Raquel da Costa Dias, é a única candidata para a reeleição para o biênio 2024-2026. A candidatura foi homologada pela Comissão Eleitoral nesta segunda-feira (25).

Com uma trajetória marcada por compromisso e dedicação à advocacia pública, Raquel assumirá novamente o cargo máximo da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). A eleição está marcada para o dia 19 de abril e ocorrerá de forma eletrônica, com a participação dos defensores públicos em exercício. 

Após a homologação do resultado, Raquel da Costa Dias será nomeada pelo governador Romeu Zema e reconduzida ao cargo perante o Conselho Superior da DPMG.

Raquel da Costa Dias, casada e mãe de duas filhas, se formou em Direito pela Faculdade Milton Campos e tem especializações em Direito e Assistência Jurídica, e em Controle Externo. Ingressou na DPMG em 2005, após aprovação no Concurso de Ingresso na Carreira, e desde então tem se destacado em diversas áreas da instituição.

A defensora pública-geral tem uma trajetória marcada por importantes contribuições à Defensoria Pública de Minas Gerais. Atuou como coordenadora local em Nova Lima, coordenadora das Defensorias de Famílias e Sucessões da Capital, além de ocupar cargos estratégicos na gestão institucional, como assessora Jurídico-Institucional e chefe de Gabinete.

Com uma visão estratégica e comprometimento com a expansão e o aprimoramento dos serviços da DPMG, Raquel da Costa Dias tem implementado medidas que visam alcançar um maior número de pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade. 


Inauguração das novas instalações da Defensoria Pública, em Contagem, 23 de fevereiro de 2024  

Entre as ações destacadas pela instituição estão a inauguração de novas unidades e a ampliação das já existentes, como a unidade de Contagem, recentemente instalada em uma nova sede mais acessível e confortável.

“A conquista da nova sede em Contagem reflete o empenho e o planejamento da gestão da Defensoria Pública de Minas Gerais. A estrutura moderna e funcional proporciona um ambiente propício para o acolhimento e atendimento das pessoas assistidas pela instituição”, ressaltou a defensora pública-geral. 

Com 21 defensores e defensoras públicas atuando na região, a unidade Contagem tem desempenhado um papel fundamental na garantia do acesso à justiça e na defesa dos direitos dos cidadãos.

Raquel da Costa Dias destacou ainda, que a atuação da Defensoria Pública é essencial para garantir a equidade e o acesso à justiça para todos os cidadãos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. 

“A recondução ao cargo representa a continuidade de um trabalho comprometido com a promoção da justiça social e o fortalecimento dos direitos humanos em Minas Gerais” finalizou a defensora pública-geral de Minas Gerais.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br