Data de publicação: 27-03-2024 22:25:00

Festival Viola Orgânica encanta o público no Parque Ecológico Eldorado

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

No último domingo (24), o Parque Ecológico do Eldorado, em Contagem, foi palco da primeira edição do Festival Viola Orgânica, um evento que prometeu e entregou uma jornada musical repleta de sons autênticos e vibrantes da viola caipira. 

Com uma proposta de acesso livre, o festival atraiu centenas de pessoas de todas as idades, que desfrutaram de uma manhã cultural ao ar livre.

A programação do festival contou com apresentações da renomada Orquestra Caipira de Viola de Contagem, além dos talentosos músicos Cícero Gonçalves, Wilson Dias e Wallace Gomes. Para enriquecer ainda mais o evento, houve uma intervenção artística de Zi Reis, que realizou uma pintura em grafite inspirada na atmosfera das tradicionais rodas de viola.


Idealizado pelo violeiro Birola, o Festival Viola Orgânica tem como propósito principal disseminar e valorizar a riqueza cultural da viola caipira. Birola falou sobre a importância do do evento, que proporcionar uma experiência cultural de qualidade para a população, ao ar livre e com entrada gratuita.

“A viola é muito importante para o Brasil. Foi o primeiro instrumento a chegar no país e por isso, o povo brasileiro tem bastante carinho pelo instrumento. Temos vários violeiros e violeiras em Minas. O Festival Viola Orgânica reune violeiros de todas as parte e a ideia é realizar o festival em outras cidade e outros Estados. Essa apresentação, no Parque Ecológico Eldorado contou com violeiros do Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e de Contagem. Nos próximos eventos vamos convidar outros violeiros para fazerem parte do projeto. Vida longa a viola caipira e tudo o que ela proporciona”, ressaltou Bilora.

A primeira edição do Festival Viola Orgânica foi viabilizada por meio do edital Multilinguagens do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC). 

Com o sucesso alcançado nesta edição inaugural, o festival promete se consolidar como uma celebração anual da cultura e da música brasileira, encantando o público e promovendo a valorização da tradição da viola caipira.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br