Data de publicação: 28-03-2024 18:39:00 - Última alteração: 04-04-2024 19:50:23

III Congresso do Povo realiza mais uma Roda de Conversa

Academia Equilíbrio Funcional
Divulgação

Com o objetivo de reunir a população, identificar problemas, discutir soluções e lutar para resolver, o Congresso do Povo de Contagem, vai realizar online, na quarta-feria (3/4), às 19:30h, a 2ª Roda de Conversa sobre Meio Ambiente.

O Congresso do Povo foi lançado em 2018, pela Frente Brasil Popular, entidade criada para justamente, unir os movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos progressistas, com o objetivo de reunir a população e refletir sobre problemas do cotidiano, para em seguida, identificar soluções e construir um novo projeto de cidade por meio da luta popular.

É justamente dessa forma que o Congresso do Povo de Contagem e a  Frente Popular de Contagem, vem conversando com as pessoas interessadas em discutir o projeto de cidade interessante e útil para todos. Foram feitas pesquisas nas ruas e nas redes sociais para saber o que a população tem a dizer sobre os avanços e desafios vivenciados pelo povo de Contagem.

As pesquisas nas ruas se encerraram, agora é a etapa das Rodas de Conversa, onde muitas outras propostas surgirão. O objetivo do III Congresso do Povo de Contagem é garantir que as decisões políticas passem pelas mãos do próprio povo.


1ª Plenária da Frente Popular de Contagem em 7/2/2024

De acordo com a professora e ambientalista, Cristina Oliveira, o III Congresso do Povo, edição 2024, pretende conhecer os pontos de vista da população, saber o que melhorou e o que ainda precisa melhorar em Contagem. Outra tarefa é fortalecermos a luta em defesa das nossas estatais. 

“Em ano eleitoral, os debates sobre a cidade se intensificam. Centenas de candidatos/as vão em buscar de votos. Entendemos que o povo não pode apenas ser o eleitor no processo eleitoral. Deve ser protagonista e colocar sua visão de como a cidade pode melhorar para todos/as”, disse. 

A missão é preservar e manter intactas as reservas ambientais para garantir perenes, todos os nossos recursos naturais, principalmente, os hídricos. Conservar e promover a convivência humana, por meio do desenvolvimento sustentável, sempre em harmonia com a natureza. 

“Em tempos de crise climática e crise hídrica, diante de tantos crimes cometidos pelas mineradoras, que matam rios inteiros e centenas de vidas. O desequilíbrio das temperaturas, das chuvas e das secas, têm nos mostrado que é urgente a busca por soluções. Também é fundamental fortalecermos as defesas das nossas estatais e dos recursos naturais, principalmente a água, tão essencial à vida”, ressaltou Oliveira.

A coordenadora de Projetos do Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento - ONDAS, e doutoranda e mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos na UFMG, e co-fundadora do Centro de Estudos em Saneamento além do Domicílio - CESAD, Fernanda Deister, vai participar da Roda de Conversa e com certeza, vai ajudar a construir uma Contagem realmente melhor.

Além do meio ambiente, o debate da saúde deve continuar. Afinal das contas, na defesa pela Saúde Unica, a saude humana e a saúde dos animais que habitam nosso meio ambiente está diretamente ligadas, ou deveria estar. Com a epidemia de Dengue assusta Contagem e região, a saúde e o equilíbrio do meio ambiente precisa ser mais discutidas.

Serviço

Participe do III Congresso do Povo de Contagem

Quarta-feira (3/4), às 19:30h , on-line                                 
A reunião é online e a inscrição deve ser feita por esse link:  https://forms.gle/Az4Dg8QBtdovA5cG9 
Por favor, ajude a compartilhar  
https://www.facebook.com/FrenteBrasilPopularContagem/ 
https://www.instagram.com/fp_contagem 



Link relacionado

Congresso do Povo de Contagem realiza mais uma live
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br