Data de publicação: 02-04-2024 12:34:00 - Última alteração: 08-04-2024 01:23:55

Grupo A+ comemora o Dia Mundial do Autismo com informações e inclusão

Jornal Diário de Contagem On-Line
Josi Silva, presidenta do Grupo de Apoio a Pais e Familiares de Autistas (Amais Contagem)

Foto: CMC

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, destaca a importância de disseminar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e combater o preconceito associado a ele.

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o TEA afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo. Os autistas tem dificuldades na comunicação, interação social e comportamentos repetitivos, por isso, o TEA demanda maior compreensão e apoio da sociedade.

O simbolo infinito em cores do arco-íris, logotipo da neurodiversidade, foi criado pelos próprios autistas para representar o autismo. A representação celebra a esperança e a diversidade de expressão dentro do TEA e ressalta a singularidade de cada indivíduo.

Em 1999, a fita com peças de quebra-cabeça coloridas também foi adotada como símbolo universal de conscientização sobre o autismo, que representa a complexidade e o mistério do autismo.

O Abril Azul, também estabelecido pela ONU, busca conscientizar a população sobre o autismo e promover uma sociedade mais inclusiva e menos preconceituosa. O tema da campanha de 2024, "Cor", visa desafiar estereótipos, mostrar que indivíduos autistas levam vidas dinâmicas e diversas.


Dia Mundial do Autismo em Contagem

Na noite desta terça-feira (2), a fachada da sede da Prefeitura de Contagem será iluminada na cor azul em comemoração o Dia Internacional de Conscientização do Autismo. A cantora Thais Moreira e o Bernard Henrique estarão presentes.

No domingo (7), às 8h, o Grupo de Apoio a Pais e Familiares de Autistas (Amais Contagem), vai realizar uma Carreata com o objetivo de promover a visibilidade e disseminar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de destacar a importância da inclusão social.

O ponto de concentração será na Avenida Prefeito Gil Diniz, em frente à Praça da Jabuticaba, na sede de Contagem. São esperados cerca de 150 veículos que seguirão um trajeto a partir da Avenida Prefeito Diniz, passará pela Avenida João César e Avenida Olímpio Garcia, no bairro Eldorado, até chegar por volta das 10h,  em frente ao Parque Ecológico do Eldorado.

Após a carreata, das 10h às 12h, o Parque Ecológico do Eldorado será palco das oficinas e ações inclusivas, com a presença de familiares, amigos e apoiadores. Entre as atividades oferecidas estão a musicoterapia, corte de cabelo, presença do canil da Guarda Civil de Contagem, lanche coletivo e outras surpresas.

Os eventos do Grupo AMAIS, tem parceria com a Prefeitura e da Guarda Civil Municipal de Contagem, além do apoio de empresas da iniciativa privada e a participação da sociedade. 

Serviço:

Grupo AMAIS comemora o Dia Mundial do Autismo
Terça-feira (2), a fachada da sede da Prefeitura de Contagem será iluminada na cor azul 
Quinta-feira (4), 9 h e 14h Blitz Azul, no Camelódromo de Contagem
Domingo (7), às 8h, carreata, concentração será na Avenida Prefeito Gil Diniz, das 10 às 12h, oficinas e ações inclusivas, no Parque Ecológico do Eldorado, em Contagem
Terça-feira (9), às 10h, na escola Nair Mendes Moreira, Roda de Conversa com Ernane Alves
Toda a sociedade está convidada para se informar e comemorar

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br