Data de publicação: 07-05-2024 21:57:00 - Última alteração: 07-05-2024 21:58:31

Motociclistas de BH terão curso gratuito de pilotagem defensiva

Divulgação

As aulas, que fazem parte da 11ª edição da campanha "Ande Seguro", serão realizadas no estacionamento do Topázio Mall e no Via Shopping Barreiro, a partir desta quarta-feira (8). O objetivo é capacitar os condutores e promover a segurança no trânsito.

O curso, denominado "Acelerando para a Prevenção", é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e oferecerá um total de 5.920 vagas para motociclistas da capital mineira e região metropolitana. 

As aulas serão ministradas em formato presencial, com carga horária de 120 minutos, abordando tanto aspectos teóricos quanto práticos da pilotagem defensiva.

Segundo o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, a realização do curso surge como resposta aos dados alarmantes sobre acidentes envolvendo motociclistas na cidade. De acordo com ele, quase metade dos condutores de motocicleta de Belo Horizonte já se acidentaram, e mais de 72% nunca realizaram um curso de pilotagem segura.

As aulas práticas serão ministradas por Ricardo Carvalho, instrutor de trânsito com ampla experiência em pilotagem avançada. Entre os conteúdos abordados estão técnicas de frenagem, curvas, trânsito em corredor, pilotagem com garupa, entre outros aspectos fundamentais para a segurança do motociclista.

Ricardo Carvalho é piloto de Motovelocidade 600 Supersport autorizado pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), e também pela Federação de Motociclismo de MG (FMEMG). Possui capacitação pela Escola de Pilotagem Helder Shad, Honda.

Além do curso, a campanha "Ande Seguro" prevê a realização de 16 paradas educativas entre julho e novembro, com avaliação de itens das motocicletas e distribuição gratuita de equipamentos de segurança, como antena corta cerol e chaveiro. A iniciativa visa conscientizar os motociclistas sobre a importância das boas práticas no trânsito e a conservação do veículo.

A realização do curso e a campanha "Ande Seguro" representam importantes iniciativas para promover a segurança no trânsito e reduzir os índices de acidentes envolvendo motociclistas na capital mineira. Com a participação ativa da comunidade, espera-se contribuir para um trânsito mais seguro e responsável em Belo Horizonte.

Motocicletas dominam trânsito e causas de atendimentos no João XXIII

De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão da Coordenadoria Estadual de Gestão do Trânsito (CET), a capital mineira possui atualmente uma frota de 267.541 motocicletas em circulação. No ano passado, eram 262.763. 

De primeiro de janeiro a 29 de abril deste ano, foram emplacadas 7.987 novas motocicletas em Belo Horizonte. Neste mesmo período do último ano, foram 7.639. Em 2023, no total, foram 23.279 novos emplacamentos.

Segundo a Divisão Especializada em Prevenção e Investigação de Crimes de Trânsito (Depicit), com dados da Base Integrada de Segurança Pública (BISP), o histórico de sinistros envolvendo motocicletas na capital mineira é:

2022 - 16.793
2023 - 20.939
2024* - 6.566 (dados de 1 de janeiro a 26 de abril de 2024)

Serviço

11ª edição da campanha "Ande Seguro"

Curso gratuito de pilotagem defensiva para motociclistas
A partir desta quarta-feira (8), no estacionamento do Topázio Mall e no Via Shopping Barreiro
Inscrições no link

Fonte: CDL/BH
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br