Foto: PCMG / Divulgação
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou oficialmente, nesta quarta-feira (5), a nova plataforma Microsoft Power BI, que disponibiliza dados sobre pessoas desaparecidas e localizadas desde 2019, em todo o Estado.
Segundo a PCMG, a iniciativa visa aumentar a transparência e a eficiência na análise do cenário de desaparecimento de pessoas em Minas Gerais. A informação é vital para a otimização de políticas públicas voltadas à localização de pessoas desaparecidas.
Os dados acessíveis ao público pela internet, permite uma análise detalhada e abrangente do perfil e quantitativo de desaparecidos e localizados.
O diretor de Estatística e Análise Criminal da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP/PCMG), delegado Diego Fabiano Alves, destacou a importância do preenchimento correto do Registro de Evento de Defesa Social (Reds), de onde são extraídas as informações.
Já a chefe da Divisão Especializada de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD), delegada Ingrid Estevam, ressaltou que a ferramenta permitirá uma compreensão mais clara do cenário dos desaparecimentos no estado, que torna mais fácil o desenvolvimento de estratégias mais eficazes.
De acordo com a chefe do Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegada Alessandra Wilke, a nova plataforma representa um avanço significativo em termos de eficiência e transparência no tratamento dos casos de desaparecimento.
A jornalista e analista da PCMG, Iriana Mol, afirmou que a ferramenta será um recurso valioso para a imprensa, ao proporcionar maior rapidez e autonomia na obtenção de dados.
Serviço
Polícia Civil de Minas Gerais
Dados sobre desaparecimento de pessoas
Album de desaparecidos
Link relacionado
Polícia Civil de Minas Gerais alerta para medidas de prevenção de desaparecimentos