Data de publicação: 29-07-2024 15:44:00 - Última alteração: 29-07-2024 15:48:26

Mostra de Cinema foca em produções nacionais dirigidas por mulheres

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Divulgação

A próxima sessão da 24ª Mostra de Cinema Curta Circuito será nesta terça-feira (30), às 19h, no Palácio das Artes, com a presença das diretoras Ana Carolina e Inês Castilho, e da crítica de cinema Flávia Guerra. Entrada Gratuita.

Sob a direção de Daniela Fernandes, a 4ª Mostra de Cinema Nacional Curta Circuito destaca filmes da ditadura militar e com o tema “Transgressoras Brasileiras do Cinema”, a mostra apresenta 11 produções nacionais, longas e curtas-metragens, que oferecem um panorama do movimento feminino no cinema entre 1960 e 1980. 

Após o sucesso da estreia no dia 16 de julho, a segunda sessão da mostra exibirá o longa "Mar de Rosas" (1977) de Ana Carolina e o curta "Histerias" (1983) de Inês Castilho. 

"Mar de Rosas", estrelado por Norma Bengell e Cristina Pereira, é listado entre os 100 melhores filmes brasileiros pela Abraccine. "Histerias" é um documentário experimental que aborda diversas formas de violência e opressão com uma narrativa desorientadora e montagem frenética.


Curta "Histerias" (1983) de Inês Castilho

Participação e debate

Além da exibição dos filmes, a sessão contará com um bate-papo com as diretoras Ana Carolina e Inês Castilho, oportunidade para discutir os temas e contextos abordados nas obras.

"Foi um choque na época porque falou de muita coisa que estava lá e sobre as quais não se falava", comenta Ana Carolina sobre "Mar de Rosas".

Programação gratuita 

A mostra segue até 15 de outubro em Belo Horizonte, com sessões no Cine Humberto Mauro e distribuição de ingressos uma hora antes de cada exibição. Parte da programação também será exibida em Araçuaí e Montes Claros, para democratizar o acesso à cultura e ao cinema de resistência.

Curadoria 

Selecionados pela curadora Lorenna Montenegro, os filmes foram realizados durante a ditadura militar e refletem temas como emancipação feminina, racismo, preconceito de classe, censura e tortura. 

"O que os homens censuraram lá atrás, hoje aclamamos nas telas dos cinemas", afirma a diretora da mostra, Daniela Fernandes. As obras destacam-se por seu caráter experimental e vanguardista, que rompe com o cinema tradicional e a representação objetificante das mulheres.

Serviço

2ª Sessão da 24ª Mostra de Cinema Curta Circuito

Terça-feira (30) de julho, às 19h
Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes, Av. Afonso Pena, 1537 - Centro, Belo Horizonte, MG
Entrada gratuita com distribuição de ingressos na bilheteria uma hora antes da sessão
Mais informações: curtacircuito.com.br

Fonte: Assessoria de imprensa
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br