A pré-candidata a vereadora Vanderleia Reis (PSOL), se reuniu com artistas e agentes culturais na quarta-feira (24), para discutir o futuro da cultura em Contagem.
Com o tema “Por uma cultura onde todos caibam”, os participantes sugeriram dezenas de mudanças no setor.
O encontro politico visou a construção coletiva de políticas públicas que valorizem e apoiem a arte local para que seja possível transformar a realidade cultural da cidade.
A exposição do cenário cultural de Contagem foi feita pelo ator e cantor Cristiano Nery, o Baiano. A apresentação elencou os diversos desafios do setor cultural local onde existem poucos espaços adequados para apresentações artísticas, muitas dificuldades estruturais e financeiras.
Os artistas contagenses encontram barreiras significativas para manterem as atividades já que equipamentos culturais como o Cine Teatro Tony Vieira, continua interditado aguardando reforma e o Museu do Trabalhador, ainda não foi disponibilizado para ensaios e apresentações.
Cenário atual
A cidade não possui teatros, não possui escolas de arte e nem espaços culturais ativos. O Museus Nair Mendes Moreira opera em horários restritos, enquanto os Centros de Artes e Esportes Unificados - CEUs das Artes, unidades Ressaca e Nova Contagem, tem problemas de ocupação, onde é dificil o agendamento para a utilização.
Segundo Baiano, a falta de uma política de valorização da arte, falta comunicação e divulgações das atividades culturais realizadas.
Críticas
Mesmo com os esforços para melhorar o cenário cultural, a estruturação da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e a regularização do Conselho Municipal de Cultura, ainda existem muitas limitações.
A necessidade de fazer um mapeamento artístico-cultural e disponibilizar as informações publica, se soma a necessidade de criar ações para formação de público e de descentralizar as atividades culturais.
Propostas
Os participantes apresentaram propostas para melhorar a cultura em Contagem, como a revitalização dos aparelhos culturais, criação de novos espaços, valorização dos artistas com a criação de escolas de formação, conservatórios e até a disponibilização de cursos na área das artes em universidades da cidade.
Após a exposição do atual cenários cultural de Contagem, a candidata Vanderleia Reis (PSOL), disse que se eleita, vai trabalhar para viabilizar a destinação de 1% da arrecadação municipal para ser investido na cultura e nos artistas da cidade.
“Apesar da resistencia do governo, vamos continuar insistindo para que a cultura local seja valorizada e para que uma lei seja criada para tornar o investimentos de 1% na cultura uma politica pública de Estado, onde os recursos sejam garantidos independentemente do governo no poder. Tudo por uma cultura onde todos caibam”, afirmou a pré-candidata Vanderleia Reis (PSOL).