Data de publicação: 10-07-2007 00:00:00

Diet x Light. Fique sabendo.

Panda Produtos Importados

A maioria dos consumidores associa os produtos diet como sendo de baixo valor calórico e acabam utilizando estes produtos como uma forma de auxiliar à perda de peso.

Depois do aparecimento de produtos light houve uma confusão de conceitos, pois a grande maioria da população não sabe a real diferença entre produtos light e diet.

Diet

O termo diet pode ser usado em dois tipos de alimentos: para dietas de restrição de nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras e sódio. Para dietas com ingestão controlada de alimentos, que tem que restringir açúcar.

Os alimentos para dietas com ingestão controlada, como o caso do açúcar, não necessariamente será de baixa caloria, pois ele pode não conter açúcar, como por exemplo, a glicose, mas pode conter outro tipo, como a frutose que é um açúcar natural encontrados nas frutas.

Os alimentos restritos em carboidratos (pão, chocolate, bala diet) ou gorduras (iogurte com 0% de gordura) podem conter no máximo a adição de 0,5 gramas do nutriente por 100gramas ou 100ml do produto. Já os alimentos restritos em proteínas devem ser totalmente isento desse nutriente.  

É importante que fique claro que alimentos diet não tem diminuição de calorias significativas, às vezes pode ser que haja uma diminuição, mas são casos raros, por tanto é contra indicado para pessoas que querem emagrecer. Alimentos diet são indicados para pessoas com alguma patologia (doença).

Light

A definição de alimentos light deve ser empregada a produtos que apresentam redução de 25% em determinado nutriente ou calorias, comparado com o alimento convencional. Para que haja essa redução é necessário diminuir o teor de algum nutriente energético (carboidratos, proteínas e gorduras). Assim a redução de um nutriente não energético, por exemplo, o sódio (sal light) não interfere na quantidade de calorias do alimento.

Dessa maneira a primeira diferença entre alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente, enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição de 25%. A segunda diferença é conseqüência da primeira, pois, o alimento light não é indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doença, como diabetes, colesterol elevado, celíacos, fenilcetonúricos.

Fonte: Lívia Ávila, modelo, colunista de saúde do Jornal Diário de Contagem Online e estudante do curso de Nutrição da Unicor                                                                                                    E-mail: livinha_avila@yahoo.com.br
 

 

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