Data de publicação: 14-07-2007 00:00:00

Em busca da embalagem perfeita.

B&D Contabilidade

Galeria de fotos

Um projeto para elaboração de embalagens adequadas ao transporte de mamão formosa terá início em outubro, como parte de um convênio entre a CeasaMinas e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

A fragilidade apresentada pelo produto, que amassa e estraga com facilidade, motivou a escolha da fruta. Serão feitas observações de campo e a checagem sobre as condições da comercialização, apontando-se os principais problemas, com a aplicação de um questionário aos produtores e atacadistas.

A partir dos resultados obtidos com a análise, serão escolhidos os materiais e o tipo de embalagem adequado para o acondicionamento das frutas. A expectativa é de que após a conclusão das pesquisas com o mamão, o transporte da melancia também seja avaliado.

De janeiro a maio deste ano, a oferta de mamão no entreposto de Contagem foi de 23 milhões 157 mil 336 quilos, com valor estimado de comercialização de aproximadamente R$ 17 milhões 107 mil 218. No ano passado, a oferta foi de
51 milhões 752 mil 536 quilos, que movimentaram R$ 40 milhões 202 mil 712.

As perdas e a baixa qualidade das frutas ligadas ao manuseio e transporte incorretos dos produtos poderão ser solucionadas com a adoção de embalagens específicas. No trajeto entre o campo e o varejo, as frutas estão sujeitas a impactos que diminuem o tempo útil para venda e consumo da mercadoria em boas condições.

Abacaxi

Em agosto e setembro, a Seção de Agroqualidade deverá convidar um produtor do MLP de Contagem para participar de um teste em que serão avaliadas as vantagens do transporte de abacaxi embalado. A empresa de embalagens Klabin vai disponibilizar cerca de 700 caixas para o projeto. Está prevista ainda uma abordagem a fim de conhecer as opiniões dos compradores.

Fonte: Assessoria CeasaMinas

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br