Data de publicação: 21-07-2007 00:00:00

Unidades de Saúde de Contagem estão em obras.

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto do local da futura sede do CCZ - Centro de Controle de Zoonoses de Contagem

A Prefeitura de Contagem inicia nos próximos dias uma série de obras nas Unidades de Saúde do município, com o objetivo de reestruturar o SUS Contagem. Será ampliada Unidade de Atendimento Imediato (UAI) Ressaca, construído o novo prédio da UAI Nova Contagem e um Centro de Controle de Zoonoses - CCZ para a cidade.

Está em fase de licitações a construção de uma nova sede para o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest e para revitalização das Unidades Básicas, que receberão pintura e reparos nos sistemas elétrico, hidráulico e outros necessários. Os trabalhos administrativos dos processos licitatórios serão encerrados ainda este mês e as obras terão início em agosto.

No mesmo mês, a prefeitura entregará à população as Unidades de Saúde da Família do Distrito Sanitário Vargem das Flores – Icaivera e São Judas Tadeu reformadas e ampliadas. No ano passado, a Prefeitura reformou o Pronto-Socorro GPV e a sede da Unidade de Saúde da Família Retiro, também em Vargem das Flores, onde foi instalado um consultório odontológico.

Segundo a prefeita Marília Campos, o conjunto de intervenções é mais uma ação para melhorar o sistema de saúde de Contagem. “Desde 2006, a Prefeitura também vem investindo em saneamento básico e urbanização da cidade, porque cuidar da saúde não é só colocar médico em hospital e remédio na farmácia, também é fazer com que as pessoas não adoeçam”, enfatizou.  

UAI Nova Contagem – A UAI Nova Contagem vai ganhar uma nova sede de 2.500 metros quadrados, área quatro vezes maior do que o prédio atual. Localizado no bairro Retiro, o novo prédio terá dois pavimentos e uma sala de reuniões área de convivência, que trarão mais conforto para o dia-a-dia dos trabalhadores.

“Na assistência ao usuário, a melhoria é indiscutível, pois a área física é maior, com mais leitos, as instalações serão adequadas ao atendimento de urgência e a observação dos pacientes”, comemora o secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna. Ele informa, ainda, que, além das melhorias físicas, estão sendo adquiridos equipamentos mais modernos, além de novo mobiliário.

O novo prédio da UAI Nova Contagem terá três entradas independentes, sendo uma para ambulâncias com pacientes politraumatizados, uma entrada para a pediatria e um acesso de urgência.

A sala de politraumatizados poderá receber três pacientes simultaneamente e haverá duas salas para pequenas cirurgias, que atenderão adultos e crianças. Os leitos sobem de oito para 22, na observação de adulto, e de cinco para oito, na pediatria. Haverá quatro consultórios para atendimento de adultos e dois na pediatria. As salas de medicação serão separadas e toda a área de apoio redimensionada, ampliando os espaços para raio x, laboratório, farmácia, almoxarifado, esterilização, refeitório e cozinha.

UAI Ressaca – O prédio da UAI Ressaca será todo reformado e a área será ampliada em 520 metros quadrados. A entrada de urgência também será separada e o número de leitos, ampliado. O redimensionamento do setor de observação modificará consultórios e salas de espera, central de enfermagem e banheiros, com separação dos espaços para adultos e crianças. Para dar mais conforto e tranqüilidade aos usuários e aos trabalhadores, foram projetados pátios com jardins, bem como ventilação e sistema de proteção solar, para redução da carga térmica. Todo o piso da unidade será substituído. A UAI Ressaca atende mais de quatro mil pessoas por mês.

Centro de Controle de Zoonoses – A construção de um Centro de Controle de Zoonoses -CCZ em Contagem é uma demanda antiga e urgente para o desenvolvimento do trabalho de combate a endemias no município. Com um espaço adequado, a equipe de Zoonoses poderá desenvolver as ações de controle de endemias e combate a vetores a partir de metas pactuadas com o Ministério da Saúde. Para todas as endemias, o CCZ vai possibilitar a implantação ou aprofundamento de pesquisas e inquéritos de vetores e incrementar as atividades de educação e controle ambiental. Num espaço adequado de trabalho, vai ser possível investir em ações de vacinação permanente de cães e gatos, controle das populações, programas de posse responsável e adoção de animais, além de guarda e eutanásia de animais doentes e politraumatizados.

O Centro de Controle de Zoonoses terá uma área de 1.600 metros quadrados e será construído no bairro Cinco, Distrito Sanitário Eldorado.

Cerest – Ao completar 15 anos de funcionamento, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador - Cerest de Contagem ganha nova sede. Uma casa situada no bairro Santa Cruz, Distrito Sanitário Eldorado, será reformada para abrigar as ações de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador desenvolvidas pelo Cerest, como diagnósticos e comprovação da relação entre a doença adquirida e o trabalho realizado, bem como tratamento de lesões e reabilitação física para o trabalho. Há também a Vigilância em Saúde do Trabalhador, que busca conhecer o ambiente e os processos de trabalho e fazer intervenções para melhorar as condições e a qualidade de vida do trabalhador, e atividades de Educação em Saúde.

A nova sede do Cerest vai facilitar o acesso do trabalhador e dar uma nova qualidade ao atendimento, com ampliação da área física e implantação de novos espaços, como um Centro de Conhecimento em Saúde do Trabalhador e local para capacitação dos profissionais e dos usuários. Atualmente, existem cerca de cinco mil trabalhadores em tratamento no Cerest, que recebe, em média, 10 trabalhadores por semana para primeira consulta.

Fonte: Assessoria PMC

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br