Data de publicação: 03-12-2007 00:00:00

Atletas de Contagem participam da 9ª Volta Internacional da Pampulha.

Jornal Diário de Contagem On-Line

Fotos: Robson Rodrigues e Raphael Matori - Vídeos: Raphael Matori

Clique aqui e veja as fotos

Clique aqui e veja o vídeo da largada feminina

Clique aqui e veja o vídeo da largada masculina

Clique aqui de veja o vídeo da chegada feminina

Clique aqui e veja a chegada masculina

O mineiro de Sete Lagoas, Franck Caldeira, conquistou na manhã deste domingo, 02.12, o tricampeonato vencendo a 9ª Volta Internacional da Pampulha. A cidade de Contagem também foi muito bem representada.

A prova reuniu 10 mil corredores de rua e contou com 95 atletas profissionais da elite A nas categorias feminina e masculina, que percorreram os 17,8km na orla da Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Frank disse que a Volta da Pampulha parece ser uma competição fácil por ter um percurso plano, mas é difícil. “É preciso ter tática para correr e, hoje, o forte calor também interferiu. A minha vitória mostrou que tenho feito uma boa preparação e meu próximo objetivo é a São Silvestre”, afirmou o campeão Franck Caldeira, que terminou a prova com o tempo de 53 minutos e 13 segundos.

O recorde de menos tempo durante a Volta da Pampulha pertence ao queniano Laurence Kiprotich, com 52 minutos e 53 segundos alcançado em 2005. Em nove edições da competição o Brasil venceu cinco vezes no masculino e os quenianos quatro.
 
Feminino

Nessa categoria as brasileiras possuem mais vitórias e as quenianas venceram apenas duas vezes: uma em 2003, com Salina Kosgei e este ano com Nancy Kipron, que venceu a 9ª Volta Internacional da Pampulha, com o tempo de 1 hora, 2 minutos e 41 segundos. Em segundo lugar chegou Marizete de Paula Rezende e em terceiro chegou Lucélia de Oliveira Peres que tentava o tetracampeonato.

“O sol atrapalhou bastante todos os atletas e no quilômetro 15 senti que o cansaço e o calor me impediram de chegar em primeiro lugar. Na minha opinião, a prova deveria começar no máximo às 8h30 da manhã para que o calor não influencie no resultado da prova. Infelizmente a Rede Globo ainda não percebeu que 10h é um horário inadequado para uma prova desse nível”, ressalta a tricampeã da Volta Internacional da Pampulha, 2006, Lucélia de Oliveira Peres.

A cidade de Contagem foi muito bem representada na prova

A equipe da Academia Meritus esteve presente e todos os integrantes completaram a prova em menos de 1 hora e 30 minutos. “A grande quantidade de participantes dificultou a minha largada, mas consegui a marca de 1 hora e 27 minutos”, disse o administrador de empresas Antônio Eduardo Cursino Faria de 53 anos, integrante da equipe Meritus.

Também marcaram presença na 9ª Volta Internacional da Pampulha os ex-atletas de Contagem Wander Prado, coordenador de esporte de Contagem, Campeão Pan-americano em 1995 em Mar Del Plata ( Argentina), atual recordista nos jogos Pan-americanos, Sul-Americanos dos três mil metros com obstáculos e oito vezes campeão do Troféu Brasil e, José Mauro Valente, campeão Pan-americano dos 1.500 metros realizado em 1991 em Havana(Cuba) e o primeiro atleta brasileiro a ganhar uma medalha de ouro na modalidade. José Mauro é organizador das várias corridas de rua da cidade de Contagem.

Patrocínio da Caixa Econômica Federal

"Os resultados dos brasileiros em corridas de rua estão mostrando que temos grandes potenciais. É preciso haver uma valorização maior dos nossos atletas com mais patrocínio. Sou grato aos que me apoiam e fazem com que eu possa me dedicar somente aos treinos. Porém, existem outros atletas que também podem crescer e as pessoas precisam acreditar mais neles", concluiu Frank Caldeira, que integra o Programa CAIXA de Apoio Atletas de Alto Nível.

Os dez primeiros colocados do ranking no masculino e no feminino vão integrar ao Programa CAIXA de Apoio a Corredores de Rua de Alto Nível em 2008, organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo e Caixa Econômica Federal.

O envolvimento da CAIXA com o atletismo brasileiro começou em 2001, época em se tornou a patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Atletismo. O investimento inicial foi de R$ 1,5 milhão em 2001 e chegou a R$ 10,5 milhões em 2007. Paralelamente ao patrocínio à CBAT, a CAIXA apóia nove programas relacionados ao esporte.

A líder do ranking CAIXA/CBAT, Marily dos Santos, terminou a prova na sexta colocação. Depois da Volta Internacional da Pampulha outras duas competições contarão pontos para o ranking nacional, são elas a Corrida Pan-americana do Rio de Janeiro - 10km, no dia 23 de dezembro e a São Silvestre, no dia 31.

Classificação final

Masculino

1) Franck Caldeira - 53'13"
2) Paulo Roberto de Almida Paula - 54'04"
3) Kirono Mutai - 54'11"
4) Raimundo Nonato Sousa Aguiar - 54'15"
5) Paulo Alves dos Santos - 54'24"

Feminino

1) Nancy Kipron- 1:02'41"
2) Marizete de Paula Rezende - 1:02'50"
3) Lucélia de Oliveira Peres - 1:03'08"
4) Maria Zeferina Rodrigues Baldaia - 1:03'19"
5) Edielza Alves dos Santos - 1:04'08"

Por: Robson Rodrigues Moreira

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br