Data de publicação: 29-05-2013 00:00:00

Presidente da Transcon em entrevista exclusiva

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Robson Rodrigues

Por Lorayne François

DC - Qual é a função da Transcon em Contagem?

A Transcon é um órgão que cuida de todo o sistema de trânsito do município de Contagem. Toda a mobilidade e acessibilidade que envolve o direito das pessoas dentro do município fica sobre a responsabilidade da autarquia de trânsito que é a Transcon. A nossa função é disciplinar, normatizar e gerenciar o sistema de trânsito no município.

DC - Como a Transcon gerencia os recursos da autarquia? Onde os recursos são aplicados?

A autarquia ainda conta com a participação efetiva do tesouro municipal para a manutenção das suas atividades.  O trânsito passou a ser uma bandeira da administração pública do município. Em termos nacionais nós afirmamos que a mobilidade urbana faz parte do topo da agenda nacional e das demandas das necessidades do povo brasileiro. Com a chegada do crescimento econômico, ouve um saldo que possibilitou o investimento nessa prioridade da acessibilidade e da mobilidade do povo. 

DC - Contagem tem feito campanhas educativas?

A Transcon tem como propósito investir exatamente na área educacional. Não adianta tentar educar apenas o condutor do veículo, temos que levar um pouco de conscientização também aos pedestres.

No segundo semestre queremos enfatizar mais a presença da Transcon nas ruas através de campanhas preventivas. Queremos levar para todas as escolas do sistema público de Contagem, palestras sistemáticas com o objetivo de levar aos pais, por meio das crianças, a melhor orientação e educação sobre o trânsito.

DC - O que a Transcon está planejando para melhorar o transporte público?

Sabemos que o transporte público ainda não é satisfatório e que falta qualidade no serviço prestado. A situação é agravada com as dificuldades de tráfego em razão do excesso de veículos e por Contagem estar recebendo em seu território veículos que vem de todo o país, através da BR-040 e BR-262, por exemplo.

Contagem recebe o impacto de todo esse tráfego pesado e com isso, o gerenciamento do transporte público local passa a ser mais complexo.

A Transcon possui um dos sistemas mais avançado de monitoramento de ônibus que usa o sistema de GPS dentro de cada veículo. Assim podemos monitorar em tempo real o tempo de atraso, se o motorista está transitando com a porta aberta e se ele deixou de parar em um determinado ponto de ônibus.

Para o segundo semestre, os passageiros vão poder monitorar em tempo real o tempo que falta para o ônibus chegar nos pontos. O sistema será implantado assim que houver condições técnicas para fazer isso.

DC - A população tem reclamado muito do trânsito de Contagem. O que a Transcon planeja fazer para diminuir os congestionamentos nós principais pontos do município?

Tenho a esperança de que nós próximos meses o município comece a realizar as obras dos corredores exclusivos para o transporte coletivo.

Mas a Fernão Dias, uma via que liga Minas a São Paulo e a BR-040 que liga a Brasília, não estão sobre a nossa responsabilidade e a Transcon não tem autonomia para atuar.

Assim, ficamos restringidos para realizar ações que possam melhorar os impactos do trânsito em Contagem.

DC - Como a Transcon realiza o monitoramento do trânsito?

Atualmente só monitoramos os ônibus gerenciados pela Transcon através do GPS. No futuro, a Transcon pretende instalar, assim que houver disponibilidade financeira, um sistema de fiscalização via câmeras.

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br