Data de publicação: 17-07-2014 00:00:00

Homenagem a José Quintão Romêro, muita história

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Robson Rodrigues

Hoje, dia 16 de julho de 2014, Zé Quintão, como era conhecido, completaria 85 anos de vida. A família está mobilizada para celebrar o aniversário do empresário, político e escritor, que deixou registrada sua história.

Nascido no dia 16 de Julho de 1929, na cidade de Santa Cruz do Escalvado, na época, um pequeno arraial de Ponte Nova, Minas Gerais, José Quintão Romêro foi um empresário de sucesso, em Contagem.

Zé Quintão foi lavrador e se mudou para Belo Horizonte ainda adolescente, com 17 anos, onde começou sua vida profissional trabalhando como servente de pedreiro e depois como garçom, no Restaurante Nova Camponesa.

Na época, garçom Zé Quintão teve a oportunidade de conhecer várias celebridades: os ex-presidentes Juscelino Kubitscheck, João Goulart e Jânio Quadros; além de artistas como Mazzaropi, Oscarito, Hebe Camargo, Bibi Ferreira, dentre tantos outros.

Mas foi em 1950, na cidade de Contagem, que Zé Quintão começou a trabalhar em uma empresa responsável pelo loteamento do Eldorado. Em 1960 se tornou um dos maiores comerciantes da região sendo proprietário de armazém, padaria e até de um Cinema, ajudando a desenvolver os bairros Eldorado e JK.

Conhecido e sempre muito comunicativo, Zé Quintão começou a negociar terrenos e logo se tornou um próspero corretor de imóveis. Ao fundar a Quintão Imóveis, foi responsável pela urbanização de vários bairros de Contagem, negociando e ajudando várias pessoas adquirirem seus lotes e residências.

Zé Quintão criou uma grande família em Contagem, 8 filhos, 14 netos e 4 bisnetas, sempre pregando o amor, a honestidade, tudo com muito bom humor.

Foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento de Contagem e presenciou momentos historicamente importantes da cidade, além de ajudar a fundar e participar de diversos órgãos e associações, tais como: ACIC (Associação Comercial e Industrial de Contagem), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Acicon (Associação dos Corretores de Imóveis de Contagem), além de ser sócio do Creci (Conselho dos Corretores de Imóveis) e diretor comercial do CINCO (Centro Industrial de Contagem), de 1988 a 1992.

Pensando em fazer mais pela cidade que o acolheu, ele fundou o Partido Arena (Aliança Renovadora Nacional), na década de 1970, quando foi eleito vereador em Contagem e reeleito para seu segundo mandato que durou até 1976.

Em 2001, atingiu seu ápice na política sendo eleito vice-prefeito de Contagem, de 2001 a 2004, cargo que já havia sido ocupado por seu filho Ricardo Quintão Romêro, anos atrás.

Como bom político e o principal representante do empresariado contagense, José Quintão estabeleceu um elo entre o poder público e o empresariado, procurando atender os anseios de todos.

Quintão também se aventurou no mundo das letras. Publicou vários livros de poesias e um contando a trajetória de sua vida. Escreveu também vários textos, inclusive rappers, que também contam histórias de sua vida e trata de várias questões sociais que o incomodava. Alguns textos ainda inéditos serão publicados pela família.

José Quintão completaria 85 anos em 16 de Julho de 2014, mas foi acometido de uma doença rara que o levou a morte no dia 14 de fevereiro de 2014. Quintão foi velado na Câmara Municipal de Contagem, que ficou lotada de amigos que foram despedir do político e do empresário de sucesso.

Segundo os familiares, José Quintão Romêro era antes de tudo um sonhador que, com simplicidade, passou a vida trabalhando pelo próximo. Ele ajudou muitos a realizar o sonho da casa própria através do seu trabalho político, priorizando o atendimento aos mais humildes. Era homem de visão e, em suas ações públicas, buscava melhores dias para a cidade que o acolheu.

Clique aqui e veja a mensagem da família.


Lins relacionados:


ZÉ QUINTÃO DEIXA EXEMPLOS DE SIMPLICIDADE E ÉTICA NA VIDA PÚBLICA E PRIVADA

Dia das mães é sem dúvida todos os dias

José Quintão, 80 anos de experiência

Quintão completa 81 anos de muitas histórias

Festa de aniversário de José Quintão Romero

Morre Zé Quintão, um empresário com alma de poeta

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br