Data de publicação: 08-04-2008 00:00:00

Contagem tem 22 casos confirmados de dengue.

Jornal Diário de Contagem On-Line

Equipe de combate a dengue de Contagem

Foto: Robson Rodrigues

A epidemia de dengue no Rio de Janeiro colocou o assunto em evidência em rede nacional. Além do estado fluminense, Amazonas, Rondônia, Pará, Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe também estão em alerta.

Em Contagem, 22 casos já foram confirmados, mas não houve nenhuma morte, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura.

A prefeitura de Contagem informou que os números desse ano são inferiores aos do mesmo período do ano de 2007 e que no mês de abril é comum o número de casos aumentar em decorrência das condições climáticas.

Nessa quinta-feira, 10.04, foi confirmado o primeiro caso hemorrágico da doença em Belo Horizonte. Até agora, mais de 1.500 casos já foram confirmados em BH e quase 3,5 mil notificações foram feitas.Em Minas, duas pessoas morreram e um caso ainda está sendo investigado.

Dados

O Levantamento do Índice Rápido (Lira), divulgado em março, permitiu à prefeitura estabelecer um plano de intensificação para direcionar as ações de controle.

Nas regiões em que o Lira deu positivo, a Zoonose vai reforçar o trabalho de educação e vistoria. Para ajudar no combate ao mosquito, serão usadas bombas motorizadas para a borrifação do inseticida.

Números

Vasos, frascos com água, pratos de plantas, recipientes de degelo das geladeiras mais modernas, bebedouros, fontes ornamentais e materiais de construção como sanitários, apresentaram 37,3% das ocorrências. Em segundo lugar, com 21,8 %, ficaram as garrafas plásticas, latas, sucatas, ferros velhos e entulhos de construção.

Minas Gerais

Segundo a Agência Minas, foram notificados, até o dia 24.03, mais de 7.300 casos de dengue em Minas Gerais. Em uma semana, esse número ultrapassou os 9.300. A Secretaria de Saúde de Minas Gerais diz que o valor é esperado, comparado a outros já registrados no estado.

Sintomas

Os sinais da dengue podem surgir de três a 15 dias após a contaminação. O tipo mais comum da doença causa dores de cabeça, dores no corpo, febre alta e manchas avermelhadas. Pode ocorrer sangramento de gengiva e nariz, em alguns casos. A dengue hemorrágica tem os mesmos sintomas, porém, mais fortes.

Tratamento

Não existe tratamento específico para a dengue. As recomendações são tomar bastante líquido, fazer repouso e tomar apenas os medicamentos prescritos pelo médico, indicados para controlar a febre e a dor. O paciente infectado deve evitar tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, pois o risco de hemorragia aumenta com a substância.

Disque Epidemiologia
0800-283 2255

Atendimento de 9h às 19h

Por: Iêva Tatiana

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br