Data de publicação: 10-12-2014 00:00:00

Sistemas de freios ABS ou CBS serão obrigatórios em motos

Foto: Daniel Conzi / Agência RBS 

A nova medida, determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), foi publicada no Diário Oficial da União nessa terça-feira (9). 

A obrigatoriedade do sistema que auxilia na frenagem - ABS, sistema antitravamento de rodas, ou CBS, que distribui a frenagem nas duas rodas, será escalonada a partir de 2016, quando 10% das motos que deixarem as linhas de montagem deverão ter os equipamentos. 

Em 1º de janeiro de 2017 a exigência do Denatran passa a ser de que 30% das motos tenham os equipamentos; em 1º de janeiro de 2018, 60% das motos; e em 1º de janeiro de 2019 100% das motos terão de ter os sistemas que auxiliem na frenagem.

As motos novas com menos de 300 cc poderão ser equipadas com freios ABS ou com o CBS. Já para motos acima de 300 cilindradas, o ABS será obrigatório. 

ABS 

O sistema antitravamento de freios, obrigatório desde janeiro deste ano para carros novos, impede que as rodas travem na frenagem brusca. O ABS permite frear forte a moto sem que a roda traseira levante. Ao acioná-lo, a alavanca do freio ou o próprio pedal podem trepidar, o que é normal.

CBS

O sistema de freios combinados é mais barato e diferente do ABS. Enquanto nos freios tradicionais existem acionadores independentes para frear a roda da frente (manete direito) e a traseira (pedal), o sistema CBS divide a força de atuação entre os dois eixos.

Fonte: Contran
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br