Foto: Daniel Conzi / Agência RBS
A nova medida, determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), foi publicada no Diário Oficial da União nessa terça-feira (9).
A obrigatoriedade do sistema que auxilia na frenagem - ABS, sistema antitravamento de rodas, ou CBS, que distribui a frenagem nas duas rodas, será escalonada a partir de 2016, quando 10% das motos que deixarem as linhas de montagem deverão ter os equipamentos.
Em 1º de janeiro de 2017 a exigência do Denatran passa a ser de que 30% das motos tenham os equipamentos; em 1º de janeiro de 2018, 60% das motos; e em 1º de janeiro de 2019 100% das motos terão de ter os sistemas que auxiliem na frenagem.
As motos novas com menos de 300 cc poderão ser equipadas com freios ABS ou com o CBS. Já para motos acima de 300 cilindradas, o ABS será obrigatório.
ABS
O sistema antitravamento de freios, obrigatório desde janeiro deste ano para carros novos, impede que as rodas travem na frenagem brusca. O ABS permite frear forte a moto sem que a roda traseira levante. Ao acioná-lo, a alavanca do freio ou o próprio pedal podem trepidar, o que é normal.
CBS
O sistema de freios combinados é mais barato e diferente do ABS. Enquanto nos freios tradicionais existem acionadores independentes para frear a roda da frente (manete direito) e a traseira (pedal), o sistema CBS divide a força de atuação entre os dois eixos.
Fonte: Contran