Data de publicação: 11-12-2014 00:00:00

CNH terá novo modelo a partir de julho de 2015

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Para impedir falsificação e adulteração, a partir de julho de 2015 a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá um novo modelo com 28 dispositivos de segurança. O novo modelo da habilitação foi elaborado pelos órgãos: Denatran, Conselho Nacional de Trânsito, Polícia Federal e departamentos estaduais de Trânsito.

A nova carteira será obrigatória para a primeira permissão para dirigir emitida a partir desta data, para renovação e substituição do documento em casos como perda e roubo. Portanto, o motorista que tem o modelo atual não precisa trocar o documento. 

Com a mudança, a nova CNH passa a ter um número maior de dispositivos de segurança do que a atual. Entre eles está um código cifrado com informações criptografadas, que poderá ser lido por agentes de trânsito com o uso de aplicativos de celulares. Esse item vai facilitar a identificação de fraudes. Há também mudanças de segurança na impressão. O modelo anterior tinha cerca de 20 itens de segurança.

Os documentos do veículo (CRV/CRLV), que são os certificados de registro e de licenciamento, também terão mudanças e vão contar com 17 dispositivos de segurança. O objetivo é evitar falsificações e fraudes no pagamento de licenciamento e Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).

Fonte: Agência Brasil 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br