Data de publicação: 08-01-2015 00:00:00

Folia de Reis de Contagem acontece neste domingo

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Reprodução/Contagem TV
 
O 33º Encontro de Folias de Reis, promovido pelo grupo "Os Conterrâneos", do bairro Industrial, será realizado neste domingo (11), a partir das 10 horas, na Escola Municipal Maria do Amparo, no bairro Industrial. 

O Encontro de Folias de Reis de Contagem começou em 1982 com a participação de apenas três grupos de folias. Atualmente, a Folia de Reis do Industrial faz parte do calendário oficial de eventos de Contagem, reúne cerca de 40 grupos de diversas cidades de Minas e conta com a presença de aproximadamente cinco mil pessoas. 
 
Segundo o idealizador e apresentador da festa folclórica em Contagem, José Darci Justiniano, mais conhecido com “Zé Goiano”, o objetivo é resgatar e consolidar a tradição. “A memória e a construção do jeito de ser, de pensar e de agir, funciona como âncora da identidade cultural de Contagem", afirma Goiano.
 
História da Folia de Reis
 
Os reis Baltazar, Belchior e Gaspar, que foram guiados pela estrela de Belém até o menino Jesus, são os personagens centrais desta festa, trazida de Portugal pelos colonos. Sua comemoração era semelhante à portuguesa, pelo menos até o século XVIII, com trocas de presentes na véspera do Dia de Reis, comemorado no dia 6 de janeiro – nesta terça-feira. 
 
Com o tempo, a Folia de Reis adquiriu traços mais populares e se misturou a novos elementos, como o candomblé, no Rio de Janeiro, ou as congadas, em Alagoas.

Atualmente, elas constituem um auto, em que são dramatizadas as passagens bíblicas do nascimento de Cristo, da visitação dos reis magos e da fuga da sagrada família para o Egito.

Acompanham os foliões tambores, cavaquinhos e pandeiros. A Folia de Reis é comemorada, principalmente, em pequenas cidades do interior de Minas Gerais, São Paulo e Nordeste, e nas periferias de grandes capitais.

Serviço

Programação

10 horas: Início das Apresentações

10h30: Almoço dos Foliões

12 horas: Abertura Oficial do Evento

Após o encontro, será realizado show com Carlos Rezende, o Xonadão da Sanfona e amigos. 

Escola Municipal Maria do Amparo
Rua Professora Adalgisa Souza, 170, bairro Industrial – Contagem. 

Fonte: Fundac
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br