Data de publicação: 29-05-2008 00:00:00

29 de maio: dia mundial da Saúde Digestiva.

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Robson Rodrigues

O estilo de vida moderno, a correria e as inúmeras atividades do dia-a-dia, alimentação baixa em fibras, estresse e sedentarismo, podem provocar constipação intestinal, o famoso intestino preguiçoso, que pode afetar, também, crianças.

No dia 29 de maio, dia mundial da Saúde Digestiva, a Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO) lança um levantamento de dados epidemiológicos, feito em 50 países, que ilustra a prevalência de desordens e doenças digestivas.

Para ampliar o alcance da iniciativa, que tem apoio da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e da Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de Minas Gerais, a campanha tem um hotsite (www.saudedigestiva.com.br) que reúne informações sobre distúrbios digestivos, dicas de alimentação, pesquisas, teste de avaliação do funcionamento do intestino.

Crianças

O cardápio infantil repleto de massas e doces é a principal causa do intestino preguiçoso. “Sem uma alimentação balanceada, o sistema digestivo não tem um bom funcionamento. Assim, as fezes ficam ressecadas e exigem esforço para ser expelidas. A criança começa a temer a ida ao banheiro e começa a prender a evacuação, piorando e postergando o problema”, explica o presidente da FBG, Dr. Antônio Frederico Magalhães.

A constipação intestinal ainda pode causar mudanças no comportamento, queda no rendimento escolar e ansiedade. Pesquisas recentes apontam que crianças com problemas intestinais têm baixa auto-estima e são mais retraídas.

Dr. Antônio alerta os pais para os cuidados. “É necessário observar se as fezes são duras, ressecadas, em forma de bolinha; se ela sente dor ou desconforto ao evacuar e se vai menos de três vezes por semana ao banheiro”.

Quem tem intestino preguiçoso deve procurar adaptar a alimentação. Frutas e verduras cruas, iogurtes com lactobacilos vivos, boa hidratação com água e sucos sem coar são bons aliados no combate ao problema.

Fonte: Ketchum Estratégia

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br