Data de publicação: 07-05-2007 00:00:00

Motoristas insistem em telefonar e dirigir ao mesmo tempo.

Embora um grande número de acidentes seja ocasionado pelo uso inadequado do telefone celular no volante, nenhum motorista assume o erro após se envolver em acidentes para não serem punidos.

Estatísticas comprovam que o crescente número de acidentes no trânsito é provocado por falhas humanas. Um simples descuido é capaz de desviar a atenção de quem dirige e causar graves acidentes.

É comum testemunharmos motoristas saindo da faixa de direção por estarem distraídos conversando ao telefone celular. Alguns motoristas, mais cuidadosos, preferem parar seus veículos em acostamentos para atender suas ligações. Isso pode evitar acidentes, mas pode aumentar os riscos de assaltos.

Os riscos de acidentes aumentam consideravelmente quando se trata de motoristas inexperientes. Alguns motoristas não têm habilidade suficiente para guiar usando somente uma das mãos no momento de atender suas chamadas. Além de telefonar, muitos motoristas fumam e até comem enquanto dirigem, multiplicando os riscos.

O código de trânsito que está em vigor proíbe o uso de telefones celulares e fones de ouvidos enquanto se dirige um veículo. Quando flagrado, o motorista pode ser multado em mais de cem reais e acumular quatro pontos na carteira de motorista. As punições foram criadas para evitar que os motoristas tirem as mãos do volante para telefonar.

Mesmo assim muitos motoristas insistem em usar telefone celular e fones de ouvido enquanto dirigem aumentando as estatísticas de acidentes. Testes comprovaram que quando se fala ao telefone celular, a atenção do motorista no trânsito é reduzida em até 70 %.

Mas existem no mercado sistemas de viva voz que instalado no veículo diminuem os riscos consideravelmente. Com as duas mãos no volante, telefonar e dirigir passam a ser uma atitude comum como falar com um passageiro.

O representante do Cell Car, um equipamento de viva voz disse que quer abrir uma discussão em torno o que é e o que não é permitido fazer enquanto se guia um automóvel. “Queremos mostrar que o viva voz pode ser considerado um equipamento de segurança indispensável nos dias de hoje".

"O equipamento facilita a vida dos profissionais que estão sempre em trânsito e não podem deixar de atender suas ligações. Médicos, representantes comerciais, taxista, empresas que possuem frotas e todos aqueles que necessitam se comunicar mesmo quando estão dirigindo seus veículos. Estes são os que mais procuram pelo equipamento".

"Agora cabe as autoridades de transito coibir o uso incorreto do telefone celular enquanto se dirige um carro”, afirma Anderson Clayton, representante do Cell Car.

Os brasileiros são mundialmente conhecidos pelo gosto por automóveis e de telefones celulares. Foi por isso que a Fiat Automóveis e a General Motors passaram a equipar seus tops de linha com sistemas de viva voz.

Cell Car, o viva voz inteleigente.

www.cellcar.com.br

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br