3° Setor
 Agenda Cultural
 Boca no Trombone
 Charges
 Cidade
 Coluna Empresarial
 Coluna Social
 Concursos Públicos
 Cultura
 Economia
 Editorial
 Educação
 Emprego
 Entretenimento
 Entrevistas
 Esportes
 Flagrantes
 Games
 Imóveis
 Meio Ambiente
 Mundo
 Polícia
 Política
 Rotary Club
 Saúde / Bem Estar
 Tecnologia
 Turismo
 Veículos
.: Colunista - Lecy Pereira Sousa 
 Home - Retornar Data: 01-10-2014  
 
Uma pipa, uma flor e um nome para uma biblioteca
Uma pipa, uma flor e um nome para uma biblioteca

Rubem Alves
Foto: Divulgação

Lecy Pereira Sousa

No dia 26 de setembro de 2014, os estudantes (1º e 2º turnos) da Escola Municipal Giovanini Chiodi, Vila Ypê Amarelo, em Contagem, viveram um dia atípico.

Aproveitando o clima de escolhas políticas, devido ao ano eleitoral, os estudantes escolheram por meio do voto (menores de 11 anos puderam fazer a sua escolha) um nome oficial para a biblioteca. O interessante foi que uma equipe formada pelos estudantes, sob a supervisão dos funcionários da biblioteca, fizeram as campanhas antecipadas nas salas de aula e fiscalizaram a movimentação de estudantes e professores no dia do pleito.

Foram três os nomes concorrentes: Paulo Freire (segundo a Wikipédia, o educador brasileiro mais homenageado da história, já falecido), Rubem Alves (mineiro,educador, psicanalista, teólogo e escritor dos mais requisitados pelas escolas, faleceu em julho de 2014) e a poetisa Adélia Prado (outra mineira, bastante viva, que lecionou por muitos anos e consolidou uma carreira literária como poetisa reconhecida nacional e internacionalmente). O critério para a sugestão desses nomes foi a plena dedicação dos educadores ao seu ofício, não importando onde eles fizeram isso. Encontramos bons exemplos entre vivos e mortos. Cabe a cada um de nós o desprendimento no ato de homenagear.

Os estudantes entenderam a proposta, não criaram restrições e, mesmo não havendo obrigatoriedade do voto, a maioria fez questão de participar do processo eleitoral que transcorreu dentro da normalidade. A direção escolar e alguns professores também deram a sua contribuição, ressaltando o espírito democrático onde ninguém foi punido por não se envolver no processo.

A campanha eleitoral foi muito forte, com defesas apaixonadas de cada nome feita pela equipe de estudantes e até por alguns professores.

Ao final do dia, apurados os votos, Rubem Alves foi eleito com 223 votos, Adélia Prado recebeu 98 votos e Paulo Freire 80 votos. Com isso, a direção da escola se comprometeu a confeccionar uma placa em metal ou acrílico com uma arte em homenagem ao vencedor, a ser parafusada numa parede externa da biblioteca. E viva a democracia representativa, limpa e honesta!



 

 
 .:Comentário

Enviar Comentário
Seu Nome:  
Telefone:  
Idade:  
Profissão:  
Email:  
Mensagem:  
Digite o código ao lado:   CAPTCHA

 

Dia 13/08/2025, são 18h54min
Jornal Diário de Contagem Online

 
 .:Indique
Enviar Matéria para Amigo(a)
Seu Nome  
Seu E-mail  
Nome do Destinatário  
E-mail Destinatário  
                                              
 
A voz plural do Capão Redondo
Jerusalém, essa também é sua vida
A paixão em versos
De vampiros, bruxas e pererês
No meio do caminho há 26 letras
Visualizar todas as notícias
 
 

 
Quem Somos | Editorial | Anuncie | Promoções | Cadastre-se | Serviços | Fale Conosco

Av. Olímpio Garcia, 430 - 3ºandar - Eldorado Contagem / MG - CEP: 32315-140 -
Jornal Diário de Contagem Online 2005-2010 ©

Página Inicial Imprimir Adicionar aos favoritos Avançar uma página Voltar uma página