Data de publicação: 02-05-2007 00:00:00

Obra Social volta às suas atividades para a comunidade.

Funeral Pet Diamond

Durante o período de férias a OSDB não permaneceu fechada! Seus colaboradores trabalharam internamente para planejar suas atividades de 2007.

Aproveitando o momento de renovação, a instituição teve todo o seu espaço pintado com cores em tons pastéis para receber seu público alvo.

Nem todos os projetos estavam com suas atividades paralisadas: o Projeto PETI retomou suas funções no dia 08 de janeiro, com atividades lúdicas para as crianças e adolescentes. Muitas brincadeiras e filmes foram realizados para a turminha que não viajou.

No dia 2 de janeiro teve início à oficina de Grafitti no Centro de Referência Dom Bosco de Economia Solidária para jovens de 14 até 18 anos. Participam desta oficina 11 alunos. No programa da oficina consta: História da origem do grafitti, desenho artístico (coordenação motora), a prática do esboço, técnica de cores e ampliações e finalizando com a aplicação da pintura na parede (grafitti) nos muros internos do Centro de Referência.

Será realizado um concurso de grafiteiros, na primeira quinzena de fevereiro para os participantes do projeto, a fim de incentivar a prática do aprendizado recebido, visando ampliar seus horizontes profissionais no mundo da arte, trabalhar a auto-estima e chamar a atenção de como o jovem pode melhor aproveitar o seu tempo ocioso; como também para criar a logomarca do Centro de Referência Dom Bosco de Economia Solidária.

A equipe técnica da instituição juntamente com a diretoria e os educadores elaboraram uma proposta de mudança na metodologia de execução dos projetos sócios educativos. Para tanto procurou distribuir os alunos por faixa etária e organizar uma rotina de atividades diárias para o desenvolvimento dos projetos. Os alunos receberão atenção integral dentro da modalidade de jornada ampliada conforme previsto no ECA – Estatuto da Criança e Adolescente, a LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social, a Lei Municipal de Economia Solidária e os Convênios com os parceiros diversos.

Essa proposta está fundamentada nas linhas orientadoras da missão educativa das Filhas de Maria Auxiliadora, “Para que tenham vida e vida em abundância”, na pedagogia de trabalho de Dom Bosco, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nos Referenciais Curriculares Nacionais, na LDB – Lei de Diretrizes e Bases. Dentro dessa nova proposta os alunos receberão acompanhamento psicológico, pedagógico, social e alimentar.

As atividades desenvolvidas serão: formação humana e pastoral, artesanato, reforço escolar através de aulas de português, matemática, informática; culinária, cultura, leitura, corpo e movimento e esportes.

Foi criado também o Projeto na Roda da Afetividade com o objetivo de auxiliar os educadores para o desenvolvimento das atividades sócio-educativas, com a proposta de abordar temas relacionados com a vivência dos alunos e sugestão de atividades que poderão contribuir para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, no que diz respeito ao cuidado, aos sentimentos, aos comportamentos e habilidades para resolver conflitos, a argumentação, a visão de mundo e da sociedade em que vivem e a sua capacidade de mudar o presente e o futuro.

Para melhor preparar os educadores para essa mudança na jornada de trabalho, a instituição proporcionou uma semana de Reunião Pedagógica abordando todos os temas da nova proposta.

Quem estiver interessado em inscrever sua criança ou adolescente, procure a instituição a partir de 05 de fevereiro de 2007. Estaremos abertos e preparados para bem recebe-lo. A Obra Social Dom Bosco começa o ano de 2007 com espírito de renovação, esperança, cuidado e amor para com a comunidade contagense.

Fonte: Assessoria OSDB
 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br