Data de publicação: 16-07-2012 00:00:00

Projetos de vôlei atraem crianças e adolescentes do Tropical e região

Jornal Diário de Contagem On-Line

Fotos: Robson Rodrigues

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS

Há mais de dois anos, a professora de educação física da rede municipal, Adriana Lobo, se dedica a ensinar os fundamentos do vôlei para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, no Ginásio do Tropical.

“Começamos com dois alunos e muita vontade. Visitamos escolas na região divulgando o projeto e com isso a procura foi tanta que foi necessário dividir os alunos em categorias. Atualmente são cerca de 80 crianças treinando e evoluindo como pessoas”, conta.

A professora é exigente, não aceita atrasos, comportamentos agressivos e muito menos, cigarro e bebida. “É preciso ter disciplina, pois o nosso objetivo é transformar o Ginásio do Tropical em um polo do vôlei de Contagem. A maioria das crianças é carente e necessitam de orientação. Mas é incrível como o esporte melhora o comportamento das crianças”, ressalta.

Dedicação

Adriana Lobo é professora há 20 anos e há 7 trabalha em Contagem. Ela trabalha sozinha, mas as crianças ajudam a distribuir e juntar os equipamentos, colocar e retirar a rede. “Em 2011 começamos a participar de competições, ficamos na terceira colocação já no primeiro ano e em 2012, ficamos em quatro lugar na Copa SESC”.

O professor fala com tristeza que muitas crianças foram retiradas do projeto pelos próprios pais para trabalhar ou para fazer cursos profissionalizantes capazes de garantir um trabalho no futuro. “A maioria das famílias apoia e incentiva seus filhos na prática do esporte. Os pais confirmam a melhora no comportamento dos filhos com os treinamentos de vôlei”.

Adriana acredita que se houvesse mais divulgação, a procura seria bem maior e o projeto poderia atender um maior número de crianças da região. “Se o nosso trabalho fosse divulgado na mídia e se pudéssemos participar de mais competições, o interesse das crianças pelo esporte seria bem maior. Mas as despesas para participar de campeonatos são alta, nem sempre conseguimos os recursos necessários”, explica.

Participação

Tatiana Fernanda Duarte, 14 anos, residente no bairro Beija Flor, treina vôlei há 1 ano e meio. “O vôlei está benéfico pra tudo em minha vida, muita atividade física que me ajuda no reflexo e na inteligência. Me comportamento melhorou bastante, aqui agente aprende a ter mais disciplina. Pretendo continuar jogando, me profissionalizar e jogar ainda na Seleção Brasileira”.

Gabriela de Oliveira Campos, 14 anos, bairro Tropical, há um ano treinando. “O vôlei ajudou melhorar a minha alimentação, a minha coordenação motora, aprendizado, postura e ate a minha forma de andar. Todos perceberam a minha mudança e comparam o ante e depois do vôlei. Quero muito continuar jogando e sempre convido as migas da escola para vir participar do projeto”.

O Ginásio do Tropical está em uma região com uma população estimada em 60 mil pessoas, distribuídas nos bairros São Caetano, Lúcio de Abreu, Chácaras Contagem, Belém, Santa Helena, Tropical, Petrolândia, São Luiz, Sapaucais I, II e III, Beija-Flor e Campo Alto.

“A educação integral do ser humano é relevante em qualquer situação e nada melhor que o esporte para ajudar na melhoria da educação”, finaliza a professora Adriana Lobo.

Os interessados em participar dos projetos de vôlei basta comparecer no Ginásio do Tropical acompanhado do responsável levando duas fotos, uma cópia da certidão de nascimento e um atestado médico autorizando a prática de esportes. Os treinamentos são gratuitos para todos os cidadãos porque são mantidos pela Prefeitura de Contagem através da Secretaria de Esportes e Lazer.

O Parque e o Ginásio do Tropical estão na rua 42, s/nº, no bairro Tropical, próximo a Via Expressa, sentido Contagem/Betim.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br