Foto: BBC
A presidente Dilma Rousseff disse no Haiti que os brasileiros estão de braços abertos para receber haitianos que optem por viver no país, mas que ambas as nações precisam impedir a atuação de grupos criminosos que agenciam ilegalmente o deslocamento de pessoas entre o país caribenho e o Brasil.
"Como é da natureza dos brasileiros, estamos abertos a receber cidadãos haitianos que optem por buscar oportunidades no Brasil", disse.
"Mas devemos combater essas redes criminosas de intermediários, os chamados coiotes, que se aproveitam da vulnerabilidade de trabalhadores e suas famílias, os submetendo a situações degradantes e desumanas. Além de explorá-los, cobrando taxas escorchantes."
Dilma lembrou que o governo brasileiro recentemente autorizou a emissão de 100 vistos mensais para haitianos que queiram se mudar para o Brasil e cobrou que a iniciativa seja divulgada à população haitiana.
Ela também ressaltou o duplo propósito das novas medidas de visto para haitianos adotadas pelo Brasil: "Garantir acesos ao nosso país em condições de segurança e dignidade dos haitianos e, ao mesmo tempo, combater tráfico de pessoas, o que temos feito em coordenação com países vizinhos."
Fonte: BBC.