Data de publicação: 04-03-2010 00:00:00

Inaugurada a nova sede administrativa do governo de Minas

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Fotos: Lúcio Carvalho

O Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, inaugurou hoje, dia 04 de março, quarta-feira, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Cidade Administrativa Tancredo Neves.

A solenidade foi marcada pela presença de vários parlamentares entre eles o vice-presidente da República, José de Alencar, e o presidente da Câmara dos Deputados Michel Teme.

Estiveram presentes governadores de vários estados, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e também, os prefeitos dos 853 municípios mineiros.

A obra, assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer demorou dois anos e dois meses para ser concluída e custou para o Estado mais de R$ 900 milhões. Estima-se que a mudança da sede proporcionará ao cofres mineiros uma economia anual de R$ 90 milhões.

A solenidade foi apresentada pela atriz e ativista ambiental Cristiane Torloni que destacou a “pegada social e ecológica” dada pelo governo mineiro ao construir a nova sede do poder mineiro.

Na entrada, o governador Aécio Neves foi saudado pelo badalar dos sinos e a música “Peixe Vivo”, interpretada por Dona Jandira, conhecida cantora nos bares da capital mineira. Durante a cerimônia, Fafá de Belém soltou a voz em uma belíssima e emocionante interpretação do Hino do Brasil, assim como fazia na época das “Diretas Já”, na passarela do auditório JK.

E para completar o clima, saudosista da era Tancredo, Milton Nascimento cantou “Coração de Estudante”, o grande hino que embalou o período das eleições diretas na década de 80.

O governador Aécio Neves lembrou dos feitos do avô Tancredo, que hoje completaria 100 anos se estivesse vivo, e agradeceu a Assembléia Legislativa pela escolha do nome dado à Cidade Administrativa.

“Por mais importante que seja essa grandiosa Cidade Administrativa, gestada na prancheta mágica e poética do mais importante arquiteto da nossa história, Oscar Niemeyer, que neste ato entregamos a Minas Gerais, tenho convicção que a força que foi capaz de trazer a Minas tão importantes personalidades, foi outra. Sei que, ao virem até aqui, hoje, os senhores atendem ao chamado da história. Sabem que o tempo da história não é o passado. Não é o presente. O tempo da história é sempre. É ela que nos dá a referência fundamental do que fomos, alimenta o que somos e forja aquilo que poderemos vir a ser. E todos os dias são dias de história na vida de uma nação. Minas é meu caso, minha casa e minha pátria!”, afirmou o governador, em seu discurso.

Estima-se que 7,5 mil pessoas estiveram hoje prestigiando a inauguração da Cidade Administrativa. O espaço reunirá todo o conjunto de servidores das administrações direta e indireta do Estado.

São 16.300 funcionários atuando em 18 secretarias e 25 órgãos públicos e que serão transferidos gradualmente até outubro. Atualmente, 1.800 servidores já trabalham na sede do poder mineiro.

O novo complexo é formado pelo o Palácio Tiradentes – nova sede do Governo de Minas - e pelos edifícios Minas e Gerais, que passam a abrigar as secretarias e órgãos. Possui ainda o auditório JK com capacidade para 510 pessoas e um centro de convivência com restaurantes, lojas e serviços para atender às necessidades dos servidores.

Por: ROBHSON ABREU  

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br