Data de publicação: 01-08-2007 00:00:00

Funec oferece curso de qualificação.

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

A Fundação de Ensino de Contagem (Funec), através do Plano Setorial de Serviços Industriais (Planseq), está oferecendo o curso de Oficial de Construção Civil para população de baixa renda.

Os primeiros beneficiados serão os moradores da Vila Itaú, na Cidade Industrial, e do bairro Icaivera, na região de Nova Contagem. Para os 60 inscritos, o programa possibilita a qualificação e, conseqüentemente, mais oportunidades no mercado de trabalho.

O curso é gratuito e tem carga horária de 400 horas. A formação é dividida em duas etapas: primeiro os alunos aprendem habilidades básicas e, depois, competências gerenciais. O conteúdo é voltado para a execução de alvenarias de tijolo, blocos de concreto e de materiais cerâmicos, revestimentos argamassados, entre outros trabalhos. Os estudantes que concluírem o curso também poderão exercer trabalhos nas áreas de eletricista e encanador. A formatura está marcada para o mês de novembro.

A qualificação é realizada na comunidade onde moram os participantes, o que facilita o acesso dos interessados. Com isso, o trabalho desenvolvido pode ser direcionado às particularidades de cada turma. Além de professores capacitados e dedicados, existe também um acompanhamento permanente das turmas pela Funec.

Moradora da Vila Itaú, a aluna Elaine Mendes, ressaltou que nunca tinha visto um curso tão bom no bairro. “O curso é ótimo. Além de atingir quem está precisando, ajuda a não nos sentirmos excluídos. Quero me formar e ser uma boa profissional para conseguir uma vaga de trabalho em uma grande empresa”, conta a dona de casa que pretende fazer um curso de mestre-de-obras depois de concluir o curso de Oficial de Construção Civil.

Segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), no setor da construção civil existe uma grande carência por qualificação profissional. De um lado estão os profissionais sem capacitação que oferecem serviços mais baratos e, de outro, consumidores que contratam profissionais incapacitados com o objetivo de reduzir custos. O resultado é um gasto maior, uma vez que o profissional não-qualificado, além de não estar apto para executar o serviço, pode agravá-lo.

Em pesquisa de emprego realizada em conjunto pela Fundação Getúlio Vargas e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), baseada nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego, foi constatada uma aceleração na taxa de crescimento dos postos de trabalho. No acumulado do ano até maio de 2007, a taxa de crescimento foi de 6,6% se comparado o mesmo período de 2006, sendo que, no primeiro trimestre, o emprego cresceu 6% em relação ao mesmo período de 2006 e, nos meses de abril e maio, a taxa de crescimento passou para 7,5%.

Planseq

O Planseq é resultado de um consórcio organizado entre as Prefeituras de Contagem, Betim, Ibirité e Nova Lima, com verbas do Governo Federal. A Fundação de Ensino de Contagem (Funec) exerce o papel de gestora dos recursos financeiros e humanos, não apenas em Contagem, mas nos demais municípios onde o projeto é executado.


Fonte: Assessoria PMC

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br