Data de publicação: 30-08-2007 00:00:00

Vereador sai em defesa das arvores da Avenida João César.

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

O Vereador Dimas Fonseca disse que o projeto de revitalização da Avenida João César de Oliveira que privilegia o trânsito, pode descaracterizar o meio ambiente da região.

Durante a reunião plenária desta terça-feira na Câmara Municipal, Dimas Fonseca
disse que as quinze palmeiras plantadas há 21 anos, os nove ipês, espécies protegidas pela legislação ambiental, imunes ao corte, plantados há 08 anos serão suprimidos para dar maior visibilidade à avenida em benefício apenas ao favorecimento do tráfego de veículos.

“Temos consciência de que a proposta de revitalização da Avenida João César de Oliveira é oportuna, importante e necessária. Temos também a consciência de que situações como essa exige o envolvimento e a participação de equipes multidisciplinares que deverão estudar a viabilidade da execução de  projetos que possam gerar impactos ambientais como o previsto”, enfatiza o vereador.

Dimas parte do pressuposto que a equipe responsável pela obra deveria desenvolver o projeto “tendo a vegetação como parceira” e não como obstáculo às obras de “requalificação” da avenida. “É preciso que se privilegie o pedestre e não só os veículos. Precisamos sim é de aumentar as áreas verdes da cidade”, ressalta Dimas.

O vereador esclarece que qualquer empreendimento que sejam necessárias a supressão de árvores, o empreendedor estará sujeito por força de legislação à reposição de certo número de arvores, bem como o seu plantio, pelas  árvores suprimidas. Segundo Dimas, estes são os critérios aplicados em todos os municípios para amenizar o impacto ambiental.

Dimas Fonseca disse que se for real necessário e a única opção as supressões das 15 palmeiras e dos 09 Ipês (agora já suprimidos), que sejam apresentados estudos técnicos para saber se as arvores vão resistir ao replantio, tendo em vista a idade e a época desfavorável para esse tipo de operação.

“Queremos que seja informado o local exato onde as palmeiras serão replantadas para que possamos acompanhar o processo. Para isso convidamos o Secretario de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Carlos Vanderley Soares para nos explicar como, quando e porque será feito a transferência das palmeiras”, finalizou o vereador Dimas Fonseca.

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br