Data de publicação: 28-05-2012 00:00:00

Coeficiente antidemocrático

Academia Equilíbrio Funcional

Foto: Robson Rodrigues 

Você sabia que nem sempre o político mais votado no Brasil chega ao poder? Não se espante, acontece em todas as eleições. Culpa do Coeficiente Eleitoral. 

Essa mazela do sistema político brasileiro fez com que o segundo deputado federal mais votado história, o Palhaço Tiririca elegesse com ele mais três parlamentares.

Como funciona?

Ex :  n° de votos 210.000  dividido pelo número de cadeiras nas Câmaras  /  21   =   10.000 (coeficiente eleitoral)

Coeficiente Eleitoral / Nº de cadeiras para vereador = Quantidade mínima de votos que um candidato precisa para ser eleito.

Quando um candidato supera a marca que precisa, os vereados do mesmo partido que estão abaixo dele recebem esses votos de presente.

A regra transforma os partidos em balcão de negócios. É por esse motivo que muitos candidatos procuram fazer as famosas coligações.

Para os partidos compensa mais aceitar um grande puxador de votos junto com desconhecidos. Assim o puxador não concorre com ninguém que divida os votos da sua legenda. Os desconhecidos acabam por aceitarem a filiação para pegar carona e serem eleitos, mesmo com poucos votos.

O vereador de Contagem Ravilson de Almeida (PP) acredita que “as pessoas não estão filiando por ideologia, mas sim pela capacidade do partido de receber votos”. Os caroneiros veem no sistema uma forma de subir rapidamente ao poder sem esforço.

O vereador alega também que esse sistema motiva o político a não trabalhar para o povo, já que se ele se tornar forte, vai acabar polarizando os votos do próprio partido, “o que será um grande problema para a reeleição”. Independente disso, Ravilson vai tentar a reeleição em um partido sem muitas coligações.

 

Por Guilherme Reis

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br