Data de publicação: 06-01-2013 00:00:00

Mesmo condenado, Genoino toma posse na Câmara

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Rodolfo Stuckert/Agência Câmara

O ex-presidente do PT José Genoino, condenado a seis anos e 11 meses de prisão no julgamento do mensalão, tomou posse como deputado federal na tarde da quinta-feira (3). Ele disse se sentir \"confortável\" no cargo, mesmo sabendo que a determinação do Supremo Tribunal Federal é de cassar os mandatos dos parlamentares condenados no processo.

\"Me sinto confortável porque estou seguindo as regras da Constituição do meu país. Estou aqui cumprindo um dever legal, correto de cumprir a legislação brasileira. Meu compromisso com a democracia é profundo e radical\", disse.

Genoino é o segundo suplente da coligação. Ele assumiu porque o primeiro suplente, Vanderlei Siraque, vai ocupar a vaga de Carlinhos Almeida (PT-SP), que renunciou por ter tomado posse como prefeito de São José dos Campos (SP).

Segundo o STF, os deputados condenados no mensalão perderão o mandato somente após o trânsito em julgado na condenação, isto é, quando se esgotarem as possibilidades de recurso. A pena de prisão também só começa a ser cumprida após decisão sobre os recursos, conhecidos como \"embargos\". Ministros do STF estimam que isso deve ocorrer neste ano.

\"Vou atuar na Câmara como sempre atuei. Vou exercer meu mandato a cada dia. Sempre fui deputado de ideias, de negociações\" e que faz política \"sem pressão e com otimismo\", disse Genoino.

Genoino foi eleito deputado pela primeira vez em 1982. Cumpriu seis mandatos na Câmara, inclusive como constituinte. Em 2011, não obteve votos suficientes para se eleger novamente e ficou como suplente da coligação. Foi então chamado para ser assessor do Ministério da Defesa, mas deixou o cargo após a condenação pelo STF.

O petista negou ter uma relação de \"ódio\" com a imprensa e disse que faz política porque \"tem sonhos e causas. Não quero ter uma relação de briga, de guerra nem de ódio. Eu faço política porque tenho causas, tenho sonhos. Estou no PT desde a fundação. E antes do PT também fazia política com causas e sonhos e é isso que continuarei a fazer. Sempre tratei os deputados desta Casa sem provocação. Vocês sabem que eu sempre me dei bem com os deputados desta Casa\", afirmou.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br