Data de publicação: 17-12-2007 00:00:00

Atletas campeões se unem ao poder público.

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Fotos: Robson Rodrigues Moreira
Clique aqui e veja as fotos da reunião

Os atletas Ronaldo da Costa, Wander Prado, Mauro Valente e Cláudio Matozinhos, juntamente com os diretores da Cel, José Rodrigues, José Antônio e a prefeita Marília Campos se reuniram no último dia, 12.12, para discutirem os rumos dos esportes em Contagem.

O renomado atleta Ronaldo da Costa, 3º colocado no Mundial de Meia Maratona de 1993 na Noruega, Campeão da São Silvestre de 1994, 3º colocado no Mundial de Revezamento por Equipe na Dinamarca, Medalha de Bronze nos Jogos Pan-americanos de 1995 em Mar Del Plata, Argentina, e recordista mundial de maratona em 1998, em Berlim, está se mudando para Contagem a convite de Mauro Valente, Campeão Pan-americano dos 1.500 metros em 1991 em Cuba.

Os dois atletas se uniram ao atleta Wander Prado, Campeão Pan-americano em 1995 em Mar Del Plata (Argentina), atual recordista nos jogos Pan-americanos, Sul-Americanos dos três mil metros com obstáculos e oito vezes campeão do Troféu Brasil. Wander atualmente é o coordenador de esporte de Contagem e juntamente com José Rodrigues e José Antônio da diretoria da Cel – Coordenadoria de Esportes e Lazer - estão com vários projetos para o esporte especializado de Contagem.

Sugestões

Wander disse que parcerias entre os empresários, a prefeitura e os atletas seriam melhor do que patrocínios. “Os parceiros se envolvem mais com os atletas e de forma mais duradoura. Atualmente, o esporte sobrevive graças à ajuda dos voluntários que gostam e se dedicam para promover as várias modalidades esportivas”, ressalta o coordenador de esportes.

José Rodrigues ressaltou que Contagem possui campeões em várias modalidades. “No próximo ano vamos representar Minas Gerais com a camisa de Contagem, mas o nosso grande problema hoje é a falta de equipamento. Com a reforma do Poliesportivo do Riacho poderemos transformá-lo em um Centro Esportivo. Para isso precisaremos do apoio do setor da saúde para dar suporte aos atletas”, disse o diretor de esporte da Cel que sugeriu também a realização dos jogos da saúde para integrar o pessoal do setor ao esporte.

Ciclismo

José Antônio aproveitou a discussão e sugeriu que voltasse a ser organizado os passeios ciclísticos que existiam antigamente. “Contagem tem muitos praticantes do ciclismo e um passeio ciclístico é um evento relativamente barato e fácil de ser organizado. Gostaria de ver o esporte especializado massificado e ao alcance de todos, esse é o meu sonho”, frisou o diretor da Cel e um dos veteranos do esporte de Contagem.

Desejo de campeão

Ronaldo da Costa disse que está feliz em participar do planejamento do esporte em Contagem e que prova disso é a sua disposição de se mudar para a cidade. “Pretendo ajudar Contagem a revelar grandes atletas e, sobretudo, cidadãos de bem. Viajei o mundo inteiro graças ao esporte e gostaria de passar a minha experiência para as crianças desta cidade. Por isso estou me unindo aos meus amigos Mauro, Wander, Matozinhos e a toda a equipe da Cel,  disse o Campeão da São Silvestre de 1994.

Parceira Público - Privado

Marília Campos ouviu as sugestões dos atletas e dirigentes e também propôs ações para ajudar o esporte de Contagem a ser reconhecido dentro e fora do Estado. “Estou indo à Brasília na semana que antecede o Natal e estarei com o Ministro de Esportes para pleitear recursos a serem aplicados em Contagem. Sugiro que seja organizado um encontro entre os atletas e os empresários de Contagem para que possamos apresentar os campeões aos possíveis patrocinadores. Podemos também organizar visitas à Fiemg, Ciemg, Acic e outras entidades representativas dos empresários. Outra idéia seria fazer uma mostra de talentos para revelar à população os grande atletas que a cidade possui”, sugeriu a prefeita.

A prefeita ainda disse que é preciso resgatar os atletas veteranos de Contagem para que eles possam trabalhar com as crianças. “Os atletas campeões do passado podem se transformar em professores do presente, passando suas experiências de vida para formar mais atletas de ponta. A ONG Medalhas de Ouro poderá nos ajudar nesse trabalho sendo parceira da prefeitura. Precisamos mostrar aos empresários das grandes redes instaladas na cidade que temos atletas de alto nível que proporcionam grande visibilidade. Eles investem no esporte e poderiam também investir nos atletas de Contagem. O Extra Hipermercados seria uma opção”, finaliza Marilia Campos.

Ficou definido na reunião que será feito um portifólio, isto é, uma apresentação com todos os resultados dos atletas que se destacaram no ano de 2007, para ser apresentado aos empresários nos eventos sugeridos e que serão organizados pela prefeita.

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br