Data de publicação: 28-02-2013 00:00:00

Vereador que também é enfermeiro denuncia o descarte indevido de fetos natimortos

Academia Equilíbrio Funcional

José Antônio do Hospital Santa Helena (PT)

Fotos: Robson Rodrigues

Clique aqui e veja as fotos

Segundo o Conselho Federal de Medicina são considerados fetos natimortos, aqueles que nasceram com ou sem vida ou que morrem no hospital com 20 semanas, 500 gramas ou 25 centímetros de comprimento.

Os fetos que não atinjam essas dimensões estão dispensados da burocracia, devendo ser incinerados.

\"\"O vereador José Antônio do Hospital Santa Helena (PT), disse que em Contagem e na maioria das cidades brasileiras não possuem incineradores, os fetos natimortos são registrados junto às peças de patologia cirúrgicas, sem atestado. Isto é, são descartados juntamente com as vesículas cancerosas, gorduras lipo-aspiradas, membros amputados e junto aos lixos hospitalares.

“Os fetos natimortos de Contagem são jogados no lixo e é um absurdo que isso ainda aconteça em nossa cidade. Não temos incineradores como a maioria das cidades brasileiras e com isso os fetos vão parar nos lixões e no bico dos urubus”, protesta o vereador.

José Antônio também reclamou da falta de aparelhos de mamografia atender a demanda a população e a falta do tratamento de oncologia. Conforme o vereador, atualmente o cidadão precisa ir a Belo Horizonte para tratar o câncer e volta sem resultados satisfatórios.

O Sind-Saúde e o PSTU fizeram uma manifestação durante a reunião protestando contra os aumentos aprovados para os funcionários da Câmara Municipal de Contagem. Com cartazes, apitos e nariz de palhaço, os manifestantes diziam que salários de 17 mil reais também é uma forma de corrupção e gostariam de ter os mesmos índices de aumentos para os servidores da saúde e da educação.

\"\"Dando continuidade as reivindicações para a melhoria da saúde, a vereadora Glória da Aposentadoria (PRTB) fez uma indicação para que seja construída uma Unidade Básica de Saúde – UBS no bairro São Mateus.

“Precisamos urgente de uma UBS no bairro para atender melhor a população. A unidade de saúde que existe atualmente é inadequada diante das necessidades dos moradores. Por isso peço o apoio dos demais vereadores para que os pedidos da comunidade sejam atendidos”, enfatiza.

\"\"O vereador Willian Barreiro (DEM) disse que com a saúde não se brinca e parabenizou as indicações do vereador José Antônio. “As UBS precisam atender melhor as demandas da população”.

Com relação ao transporte, Willian disse que não é inimigo dos donos das empresas de transportes coletivos, mas que acha um absurdo os motoristas continuarem dirigindo e cobrando as passagens.

\"\"O vereador Fredin (PRTB), parabenizou ao prefeito pela iniciativa de notificar os proprietários de lotes vagos que estão abandonados causando transtornos para toda a população.

“Além do lixo jogado pelos moradores, carroceiros descarregam entulhos nos lotes abandonados. Quero declarar guerra aos proprietários dos lotes abandonados”, afirma.


\"\"A vereadora Silvinha Dudu (PCdoB), pediu o apoio do todos os vereadores para que as obras que estão paradas há vários anos na avenida Nacional sejam concluídas.

“Mesmo se tratando de uma avenida, ela nunca foi asfaltada, no calor a poeira incomoda e causa doenças, na chuva, a lama faz com que a via fique intransitável.
Aproveito para solicitar o asfaltamento da avenida 1º de Maio, também no bairro Nacional”.

\"\"O vereador Leo Mota (PSL), disse que continua trabalhando para melhorar a qualidade do transporte coletivo. “Já trabalhei em empresas de ônibus coletivo e pretendo ser implacável para melhorar o transporte público da cidade. Quero aprovar projetos que beneficiem os usuários, não os empresários”, avisa.

\"\"O vereador Rodinei (PT) disse que foi procurado pelos trabalhadores do transporte coletivo.

“O presidente do Sintracon esteve comigo e falou sobre a dupla função dos motoristas de ônibus de Contagem. Por isso peço o apoio de todos os vereadores para analisar com carinho essa questão”.

Rodinei pediu também providencias urgentes por parte da Copasa no sentido de melhorar os serviços prestados a população de Nova Contagem. “O mal cheio é insuportável e a população sofre com a situação”, reclama.

\"\"Vereador Capitão Fontes (PSD), também reclamou do transporte público de Contagem. “Sou irmão de um trocador e ele me diz que o trocador é como se fosse um copiloto dentro do ônibus. Quando o motorista está estressado ou cansado por causa da longa jornada de trabalho, um toque na campainha é capaz de tranquilizá-lo e dar mais disposição”, conta.

\"\"O vereador Decinho Camargos (PHS), solicitou, atendendo aos pedidos dos moradores, o asfaltamento da rua Nair Camargos, região onde os imóveis pagam o IPTU por estarem lotes maiores de 720 metro quadrados.

“Reclamo também da Copasa que realiza obras na cidade, estraga as ruas e não recupera devidamente o asfalto. E mais, a pista de caminha da avenida Prefeito Gil Diniz é um pequeno passeio que põem em risco a vida das pessoas que usam a avenida para exercícios físicos. Não é possível que uma cidade grande como Contagem não possa ter uma pista de caminha descente”, reclama.

\"\"O vereador Arnaldo de Oliveira (PDT), disse que há muito tempo a Copasa faz um desserviço na cidade fazendo buracos e usando asfalto de má qualidade para recuperar as vias da cidade.

“Espero que a Copasa atenda aos pedidos da população. Solicito também a construção de ciclovias na cidade de Contagem”, enfatiza.

O vereador Marreco (PHS) sugeriu que ao invés de irem a Copasa, chamar a Copasa para vir a Contagem explicar o porque a companhia explora a represa da Várzea das Flores e trata a cidade com descaso.

\"\"O vereador Eduardo Sedon (PSDB) reforçou seu compromisso com as questões de responsabilidade do Estado e disse que gostaria de ir pessoalmente a Copasa pedir respostas para as questões levantadas.

“Sou do partido do governo do Estado e me proponho cobrar soluções junto à Copasa. Digo também que é fundamental que os municípios e os prefeitos se unam para resolver os problemas dos limites das cidades. Os bairros das dividas sofrem com a falta de projetos que possam melhorar as regiões. Me preocupo com o endividamento dos municípios e peço a união que envie os recursos estaduais e federais necessários para a realização de melhorias nas cidades”, enfatiza.

\"\"O vereador Jair do Tropical (PCdoB), solicitou a implantação de uma Casa Lotérica na rua Simonésia. “Estou atendendo as solicitações dos moradores da região. Os bairros São Luiz e Tropical sofrem com a falta de bancos e as lotéricas podem facilitar a vida dos moradores que atualmente enfrentam grandes filas para pagar suas contas. Estou aqui para trabalhar e realizar os desejos da população”, reafirma.

\"\"O vereador Beto Diniz (PCdoB) ressaltou a importância da internet e as redes sociais para ajudar no trabalho legislativo. “Espero que volte a ter na Câmara Municipal de Contagem, um canal de comunicação à disposição da Casa e que as reuniões sejam transmitidas ao vivo. Acredito que com esse canal de informação poderemos dar mais visibilidade aos trabalhos da Casa e dos vereadores”, conclui.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br