Data de publicação: 08-03-2013 00:00:00

Vereadores querem o fim da dupla função dos motoristas de coletivo

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Vereador Rodinei (PT), autor do proejeto que pretende dar  fim a dupla função dos motoristas

Clique aqui e veja as fotos

Os vereadores de primeiro mandato se destacam na reunião plenária da terça-feira (5), na Câmara Municipal de Contagem. Foram apresentadas indicações para a melhoria da segurança pública, saúde e do transporte público.

\"\"O vereador Rodinei (PT), trabalha no projeto que pretende acabar com a dupla função dos motoristas de coletivos que servem o município de Contagem. Ele levou para a plenária uma miniatura de ônibus para chamar a atenção ao público presente.

“Chega de exploração dos trabalhadores, vamos dar mais qualidade de vida aos motoristas da cidade. Recebi mensagens pelas redes sociais relatando que existem motoristas delirando enquanto dormem devido ao stress do dia a dia. Solicito que a Transcon seja convocada para explicar e estudar a possibilidade de voltar com figura do trocador dentro dos ônibus”, sugere.

\"\"O vereador José de Souza (PT) sugeriu que todos os vereadores pesquisem e estudem a real necessidade da população com relação ao transporte público. “Também trabalhei como trocador e senti na pele a realidade dos coletivos. O fim da dupla função foi um dos meus projetos de campanha e apoio o projeto do colega Rodinei”, ressalta.

\"\"O vereador Rogério Marreco (PHS) disse que também foi trocador, motorista, mecânico e chefe de garagem. “Acho muito justo o projeto que pede o fim da dupla função dos motoristas, a iniciativa pode melhorar a vida da categoria. Mas a luta vai ser dura, vamos precisar do apoio de todos os vereadores e também dos deputados estaduais ligados aos vereadores”, enfatiza.

\"\"O vereador Fredin (PRTB) ressaltou que dupla função é um desrespeito das empresas de ônibus para com os usuários. “Quando os passageiros ligam reclamando dos serviços, são ignorados. Apoio o projeto do colega Leo Motta, que prevê a instalação de ar condicionado nos coletivos da cidade, porque quando estive no Rio de Janeiro vi o conforto oferecido aos cariocas. Os contagenses merecem o mesmo conforto desde que as melhorias não onerem o bolso dos usuários”.

\"\"O vereador José Antônio do Hospital Santa Helena (PT) pediu a instalação de um posto do Hemoninas em Contagem e um redutor de velocidade na Rua Rio Verde, no Riacho. Com relação à dupla função dos motoristas de Contagem, o vereador questionou: “Quem vale mais, um motorista de carro forte que transporta dinheiro ou um motorista de coletivo que transporta vidas?”.

\"\"O vereador Willian Barreiro (DEM), atendendo aos pedidos de cidadãos, reclamou da demora no atendimento médico na cidade. O vereador pediu a apoio dos demais colegas para que a situação seja revertida.

 

\"\"O vereador Alex Chiodi (PSB) solicitou que a Lei que passa a carga horária dos servidores da educação para 30 horas semanais seja implantada o mais rápido possível. “Não justifica os servidores ficarem aguardando uma hora a mais para retornar aos seus lares”, reclama.

\"\"O vereador Léo Motta (PSL) solicitou a instalação de uma farmácia popular no bairro Riacho para que a população seja mais bem atendida. “Moro no bairro e sei que todos necessitam ser mais bem atendidos”. O vereador falou também do seu projeto que institui a Semana da Bíblia na cidade. “O objetivo é ressaltar a importância do livro sagrado que é capaz de orientar as famílias na criação dos seus filhos”, enfatiza.

\"\"O vereador Jair do Tropical (PCdoB) pediu a instalação de uma companhia de polícia no bairro Petrolândia. “A região é atendida pela Cia 133 que fica próxima a Câmara Municipal, uma distância considerável diante da demanda. Trabalho pela região onde moro, mas sou vereador de toda a cidade, por isso apoio todos os projetos que tem o objetivo de melhorar a vida do cidadão”, explica.

\"\"O vereador Eduardo Sendon (PSDB) ocupou a Tribuna Livre para homenagear as mulheres em virtude do Dia Internacional da Mulher comemorado no dia 8 de março. Sendon apoiou a criação da Semana da Bíblia e justificou dizendo que se o livro sagrado fosse mais lido, não teríamos tantos presídios lotados.

\"\"O vereador Decinho Camargos (PHS) disse que defende um Estado Laico e apoiou o projeto do vereador Leo Motta que institui a Semana da Bíblia. “A bíblia é um livro referência para todas as religiões e que deveria ser usado na criação dos nossos filhos”, defende.

\"\"O vereador Beto Diniz (PCdoB) lamentou a morte do Felipe Diniz Robert, de 32 anos, funcionário da Prefeitura de Contagem bastante conhecido na cidade que foi brutamente assassinado na porta de casa no bairro Industrial.

 Tribula Livre

\"\"Cristina Abranches Mota Batista, Superintendente do Centro de Atendimento e Inclusão Social – Cais Contagem, falou sobre o trabalho da instituição que é reconhecido internacionalmente.

A instituição acolhe as crianças portadoras de necessidades especiais e suas famílias oferecendo serviços totalmente gratuitos que possam melhorar suas vidas. “Acreditamos que o nome Cais pode significar um porto seguro para os pais das crianças com necessidades especiais acolhidas pela instituição”, ressalta.

\"\"O vereador presidente Teteco (PMDB) solicitou a comissão de Assistência Social Externa que dê todo apoio ao Cais para que a instituição continue a prestando bons serviços a população.

\"\"Renato Correa dos Santos, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Contagem SITTRACON, falou sobre a dupla função dos motoristas de coletivos de Contagem.

“A questão da dupla função é muito mais profunda do que foi apresentada. 15% dos motoristas estão afastados do trabalho por motivos de saúde. Transportamos vida e os motoristas precisam estar bem para não colocar em risco a vida dos usuários. Motoristas não podem conversar com passageiros, não pode falar ao telefone, mas pode cobrar as passagens”, reclama.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br