Data de publicação: 20-03-2013 00:00:00

Dengue ganha destaque na Câmara Municipal

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Fotos: Robson Rodrigues

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS

O grande número de casos da doença em Contagem tem assustado a população e preocupado os governantes. O prefeito disse que prepara uma campanha intitulada “Faça sua parte”, mas os vereadores pedem urgência no combate aos focos do mosquito transmissor.

\"\"O vereador Willian Barreiro (DEM) pediu urgência no combate aos focos da dengue existentes em Contagem. “O pátio do Palácio dos Leilões, que está abarrotado de veículos expostos no tempo, se transformou em um criatório do mosquito transmissor. A dengue é uma realidade e está matando. Saúde não se espera, é urgente”, frisou.

Willian falou também sobre abandono das vilas e favelas da cidade. “A coleta de lixo precisa ser feita com mais frequência para que o lixo não se acumule e se torne mais um foco de dengue na cidade”, finaliza.

\"\"Vereador José Antônio do Hospital Santa Helena (PT) reclamou do descaso no combate ao mosquito da dengue e fez uma indicação para que seja criado um verdadeiro Banco de Leite para Contagem. “É um absurdo! Atualmente existe em nossa cidade um depósito de leite que destina seu estoque para a cidade de Betim. Com isso as nossas crianças saem prejudicadas”, enfatiza.

José Antônio fez uma peregrinação pelos postos de saúde da cidade e fotografou o caos da saúde pública em Contagem. As fotos mostram pessoas esperando atendimento em condições sub-humanas, deitadas no chão dos postos de saúde e no Pronto Socorro do JK.

\"\"O vereador Fredim (PRTB) diz que está firme na luta contra os proprietários de lotes vagos e abandonados. “Estes lotes representam um perigo para a população, pois, os agentes de endemias não conseguem fazer o devido controle dos focos da dengue”, explica.

O vereador reclamou também do grande número de carros abandonados nas ruas do bairro Amazonas, que, segundo ele, também é foco da dengue na região.

O vereador Rogério Marreco (PHS) diz que o terreno da CeasaMinas é um dos grandes focos da dengue do município. “No extenso terreno do entreposto que é de responsabilidade do Governo Federal, os agentes de endemias não conseguem fazer o controle dos inúmeros focos. Por isso a região da Ressaca tem o maior número de casos de dengue na cidade”, informou.

Marreco reclamou do Shopping Contagem que está sendo construído e causando transtornos no trânsito local. “A rotatória foi substituída por semáforos e com isso o trânsito piorou na região. Segundo a construtora a modificação é uma contrapartida oferecida à cidade”, protesta.

\"\"Vereador Rodinei (PT) elogiou o trabalho dos agentes de saúde da cidade e disse que é preciso adequar o piso salarial dos servidores. “Acredito que com bons salários e melhores condições de trabalho, poderemos contar com servidores satisfeitos e prontos para desempenhar suas funções”, diz.

\"\"Vereador Arnaldo de Oliveira (PDT) sugeriu que o presidente da Transcon, Agostinho Silveira e o Secretário de Meio Ambiente, Ivayr Soalheiro, sejam convidados para explicar a situação do Palácio dos Leilões e dos depósitos de veículos do município, que juntos, representam um grande risco para toda a população. “Os focos de dengue nesses locais é uma realidade”.

Arnaldo sugeriu também que sejam organizadas visitas em todos os postos de saúde do município e que o Secretário de Saúde, Ricardo Faria, seja convidado para que ele veja a situação e procure soluções.

Finalizando seu discurso, Oliveira falou sobre o empreendimento imobiliário que será construído próximo ao Itaú Power Center. “A previsão é que sejam construídas cerca de 2 mil moradias no terreno da antiga Lafersa. Com isso o trânsito no local, que já é caótico, deve piorar com mais 2 mil famílias morando na região”, diz.

\"\"Vereador Teteco (PMDB) disse que vai convocar o presidente da Transcon e o Secretário de Meio Ambiente para que ambos participem de uma reunião para resolver os problemas dos carros abandonados nos pátios do município e no Palácio dos Leilões.

\"\"Vereador Eduardo Sendon (PSDB) deu entrada em um projeto de lei que prevê a exibição de fotos de pessoas desaparecidas antes das sessões de cinema. “É grande o número de famílias que choram pelos entes queridos desaparecidos. A divulgação das fotos para um grande número de pessoas pode ajudar a localizar e acabar com o sofrimento de muitos”, enfatiza.

O projeto foi aprovado em primeiro turno com 19 votos e deve seguir para ser votado em segundo turno. Caso seja aprovado, seguirá para ser sancionado pelo executivo.

\"\"Vereador Decinho Camargos (PHS) falou sobre a necessidade de duplicar os viadutos da cidade. “O grande volume de caminhões que circulam na região da CeasaMinas causa sérios transtornos no trânsito de toda a região. Peço que seja realizada uma audiência pública com a presença dos representantes do entreposto. Acredito que a CeasaMinas tenha que contribuir com as obras capazes de resolver as questões viárias da região. A empresa federal também é responsável pelo trânsito ao entorno”, enfatiza.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br