Data de publicação: 11-10-2013 00:00:00

Colégio Santo Agostinho assume a tribuna livre de Contagem para repudiar os maus tratos aos animais

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Robson Rodrigues

O Colégio Santo Agostinho, unidade Contagem, promoveu um abaixo-assinado que contou com o apoio de mais de 7 mil pessoas, dentre professores e alunos. O documento foi entregue aos vereadores no dia 8 de outubro, durante a reunião semanal que é realizada todas as terças-feiras na Câmara Municipal de Contagem. O abaixo-assinado surgiu a partir do evento Contagem Rodeio Festival, promovido na cidade entre os dias 8 e 11 de agosto.

A diretora do Colégio, Aleluia de Lisboa Teixeira, assumiu a tribuna livre da Câmara, por 20 minutos, para repudiar práticas cruéis contra os animais e o posicionamento contrário da realização de rodeios em Contagem.

“Nós simplesmente não poderíamos fazer nada, mas como uma escola, considerada um centro de referência de educação e do conhecimento, pode ficar indiferente a isso? Eu não sei o desfecho do que vai acontecer, mas eu sei que é preciso plantar a semente para o futuro”, afirma Aleluia.

O abaixo-assinado destaca que as práticas dos rodeios ferem a Lei dos Crimes Ambientais (lei federal 9.605/98), do Art.32, que caracteriza como crime “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”.

O vereador Fredim (PRTB) fala da importância do envolvimento dos alunos na luta pela proteção dos animais. “A defesa dos animais por muito tempo ficou desamparada na cidade de Contagem e nós, com pensamento revolucionário e com uma visão moderna, temos que começar a discutir temas importantes e muitas vezes minoritários, como é esse da defesa dos animais”.

Segundo o vereador e fundador do projeto de proteção dos animais, Daniel Carvalho (PV), o objetivo é proibir exploração animal em qualquer tipo de evento. 

“Nós constatamos que além dos maus tratos e dos sofrimentos dos animais, mais de 75% das pessoas que vão a eventos como rodeios não vão para ver o rodeio propriamente dito, mas sim para assistir as atrações artísticas e culturais. É através desse percentual que o projeto está se embasando para que a Lei seja aprovada pelos vereadores”, destaca Daniel Carvalho.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br