Data de publicação: 05-02-2014 00:00:00

Primeira reunião plenária da Câmara de Contagem foi realizada com tema livre

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Geraldo Torres - protesta contra a falta de esgoto
Foto: Robson Rodrigues

A primeira reunião plenária de 2014 na Câmara Municipal de Contagem foi realizada nesta terça-feira (4), às 9h30, onde os vereadores da cidade puderam discutir temas livres, considerados mais relevantes. A reunião começou com um balanço lido pelo vereador Beto Diniz (PCdoB) sobre a última reunião realizada em 2013.

Dentre os assuntos mais discutidos entre os vereadores estavam a reabertura da Casa de Cacos de Contagem que fica no bairro Bernardo Monteiro e que está a mais de uma década aguardando por uma restauração. A casa foi construída pelo professor de geografia, Carlos Luiz de Almeida, entre os anos de 1963 a 1989. Carlos faleceu em dezembro de 1990 e a prefeitura comprou o imóvel, mas a Casa de Cacos foi interditada pela Defesa Civil por falta de segurança.

Outro assunto que levou a um longo debate entre os vereadores foi o não pagamento do IPTU na cidade de Contagem, onde uns apoiam o não pagamento e outros afirmam que o pagamento iria fazer diferença para a cidade.

A vereadora Isabella Filaretti (PTB) usou a tribuna livre para lembrar que a partir do dia 10 de março os postos de saúde vão fornecer a vacina do HPV para as pré-adolescentes entre 11 e 13 anos. \"A vacina previne contra 4 tipos do HPVs, onde dois deles correspondem a 70% dos casos do câncer do colo do útero\", afirma.

Além dos vereadores, alguns moradores de Contagem estiveram presentes na reunião, um deles foi Geraldo Torres, morador do bairro Granja Vista Alegre. Ele estava no local para protestar contra a falta de esgoto em alguns bairros da cidade como na própria Granja Vista Alegre, Praia, Colonial, Chácaras Del Rey e demais regiões próximas.

\"O bairro Praia é uma vergonha porque lá é muito populoso e comercial. Eu já coletei 3 mil assinaturas dos moradores dos bairros que não possuem esgoto. Quando chove é um horror, porque a água não tem para onde escorrer, então ela escorre pela rua a fora mesmo. É muito triste! Nós esperamos que os vereadores nos ouçam e nos atendam\", pede Geraldo Torres.

Segundo o presidente da Câmara de Contagem, Gil Antônio Diniz (Teteco), a Copasa tem que se manifestar junto com a Prefeitura de Contagem para que façam uma parceria para implantar a estação de tratamento nesses bairros.

Para finalizar a reunião, o vereador Willian Barreiro (PTdoB) utilizou a tribuna livre para falar da dificuldade da falta de incentivo para a cultura de Contagem. “Uma cidade do tamanho de Contagem não tem, nem se quer ainda, um parque de exposição e um teatro. É muito difícil lhe dar com isso, principalmente com um orçamento de R$ 5 milhões”, afirma.

A sessão foi encerrada com o hino da Cidade de Contagem, cantado por todos.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br