Data de publicação: 14-02-2014 00:00:00

Brasil: As Manifestações e os Resquícios da Escravidão

Academia Equilíbrio Funcional

Foto: Reprodução/Charge Humberto

¹Wasney de Almeida Ferreira

Quem pensa que a escravidão e todas as suas mazelas acabaram está absolutamente equivocado. O que temos atualmente é uma forma de dominação muito mais sofisticada. Se antes usavam a força física, hoje utilizam o discurso ideológico. O Brasil é um dos campeões mundiais em desigualdade social.

O Brasil foi o ultimo país a abolir a escravidão, em 1888, sabe por quê? Porque manter um escravo havia se tornado mais caro do que dar um salário... Entendeu? “A gente liberta os escravos. Incentiva a imigração. Faz papel de bons samaritanos. Dá um salário mínimo. Institui a ideologia da Ordem e do Progresso. Assim, a gente continua dominando. Eles terão que se virar com seus salários...”.

Quanto você recebe, caro leitor? O salário que você recebe é justo quando se levam em consideração suas formações, complexidades do trabalho, responsabilidades etc.? Quantas pessoas devem estar lucrando em cima de você? Brasileiros? Americanos? Franceses? Italianos? Alemães? Japoneses? Ou, quantas pessoas você está escravizando para obter lucro? Um pai de família? Dois? Três? Quantos?

O que é ideologia? É um discurso, não raro falso, aceito e propagado como A VERDADE, mas que não se sustenta racionalmente. Não há nenhuma força maligna invisível atuando sobre o Brasil, entende? Toda dominação é concreta! Os problemas brasileiros não são de natureza mística, mas sim de origem histórica.

Reduzir as desigualdades sociais é a única forma de resolver uma diversidade de problemas brasileiros. Porém, falar em redistribuição de renda é um grande tabu no Brasil. Em uma sociedade cada vez mais globalizada, não haverá espaço para o egoísmo. A dominação do homem pelo homem precisa ser transcendida.

¹Psicólogo, mestre em linguística e doutorando em saúde pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br