Data de publicação: 28-06-2014 00:00:00

Audiência discute políticas públicas para os idosos

Academia Equilíbrio Funcional

Foto: Divulgação

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, nesta quarta-feira (25), uma audiência para apresentar as propostas do “3º Fórum Mineiro sobre os direitos do idoso”, realizado no mês de maio.

Passe livre aos 60 anos (e não aos 65, como é hoje), ampliação da divulgação dos direitos desse segmento da sociedade, punição com mais rigidez ao maus tratos a idosos, fortalecimento da rede de atendimento, disponibilização de mais vagas nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e ampliação ao acesso de municípios de pequeno porte ao Programa Mais Vida, são algumas das propostas apresentadas pela coordenadora do Núcleo de Meio Ambiente e Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Márcia das Chagas e Vallone.

O presidente da Comissão, deputado Durval Ângelo (PT), ressaltou a importância do tema em debate, uma vez que o crescimento da população de idosos e a lógica de mercado relegam os mais velhos ao segundo plano. 

\"É preciso valorizar o idoso e é muito importante levar os resultados dos fóruns e deste debate a um número maior de pessoas. Precisamos consolidar essas políticas, mas também é essencial haver mobilização dos segmentos organizados da sociedade para que o texto da Lei se traduza em realidade. Grupos de idosos devem se mobilizar para discutir políticas de seu interesse e fazer pressão nas esferas do poder\", alerta Durval Ângelo.

Segundo o coordenador do Disque Direitos Humanos (serviço Disque 100) da Secretaria de Estado de Defesa Social, Jorge Luiz de Noronha, diferentemente do que se pensa, a maioria das denúncias não envolve entidades de acolhimento ou abrigo, mas sim maus tratos vindos de familiares.

\"Há ainda uma situação que vem crescendo, as drogas também estão vitimando idosos, por vício próprio ou de familiares”, lamenta Noronha, que alerta: “O poderes públicos municipais tem resultados mais efetivos e concretos com destaque às ações de conciliação”, finaliza Jorge Luiz de Noronha.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br