Data de publicação: 06-10-2014 00:00:00

Aécio e Dilma: Os Resquícios da Monarquia no Brasil

Joel de Brito - Agulhas que Curam

Charge: Diogo

¹Wasney de Almeida Ferreira

“Hoje em dia não consigo viajar para Miami. Eu preciso pagar um salário absurdo para minha doméstica. O trânsito está caótico, porque todo mundo está comprando carro. Os salários dos advogados estão baixos, porque todo mundo está fazendo universidade. Até o filho do porteiro do meu condomínio cursa medicina, coisa que não acontecia antigamente. Todo mundo está estudando. Todo mundo está comprando carro. Até favela tem carro hoje! Todo mundo está comprando apartamento. Todo mundo está viajando e lotando as rodovias. Isso é um absurdo! O Brasil está assim por causa dessas bolsas do governo”. (pensamento monárquico)

O Brasil, desde os tempos de Dom Pedro I e Dom Pedro II, pode ser divido politicamente entre proativos e retroativos, ou seja, entre liberais e conservadores.

Os retroativos geralmente eram descendentes de portugueses vinculados aos latifundiários e aos interesses internacionais de Portugal e Inglaterra. Eles defendiam a monarquia, a escravidão e as estruturas de estamentos, portanto se tratava de pessoas que mantinham o feudalismo e os interesses da família real. (Isso faz lembrar alguma moeda?...). Para eles, as pessoas precisavam ficar em suas respectivas castas, ou seja, não podiam melhorar de vida.

Já os proativos geralmente eram brasileiros vinculados aos grandes centros urbanos, ao processo de industrialização e aos interesses dos próprios brasileiros. Eles defendiam a república, o fim da escravidão, a democracia e a autonomia do país, já que muitos eram influenciados pelo Iluminismo, que pregava a igualdade, a liberdade e a fraternidade. Para eles, as pessoas podiam melhorar de vida, já que sociedades capitalistas são dinâmicas e permitem à mobilidade social.

Em resumo, nosso país pode ser dividindo entre políticos feudais e políticos capitalistas. Se você souber quais as diferenças entre o capitalismo e o feudalismo, não terá dúvidas na hora de votar no segundo turno.

¹Psicólogo, mestre em linguística e doutorando em saúde pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br