Data de publicação: 09-05-2007 00:00:00

Combate à Fome - Patrus inaugura Cozinhas Comunitárias.

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Galeria de Fotos

O Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, participou nesta sexta-feira, 27.04, do lançamento de projeto social “Projeto Cozinhas Comunitárias” e falou com muito bom humor sobre os programas sociais do governo.

Depois de atender a imprensa, lançar o Projeto Cozinhas Comunitárias em Nova Contagem e visitar a Casa da Família Vargem das Flores, o ministro Patrus esteve na Acic - Associação Comercial e Industrial de Contagem. O Ministro foi recebido pelo presidente entidade, Marco Aurélio Moreira, que deu boas vindas e pediu que Deus o protegesse para que ele prosseguisse com o seu trabalho social.

Marília Campos cumprimentou o amigo e companheiro Patrus, ressaltando o prazer em receber o ministro na cidade. “Eu e minha equipe de trabalho espelhamos na experiência do ministro que tem feito um belo trabalho no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Inauguramos a cozinha em Nova Contagem para melhorar a qualidade da alimentação da população, e sobretudo na qualidade de vida. Estamos ansiosos com o Programa de Aceleração de Crescimento – PAC, onde já apresentamos 62 milhões em projetos para melhorar a nossa cidade”, enfatiza a prefeita.

Balanço das Políticas Sociais do governo Federal e seus Impactos em Contagem.

Patrus iniciou sua fala lembrando que é cidadão honorário de Contagem e da sua felicidade de estar novamente na cidade governada pela amiga Marília. “Graças ao controle da inflação, os programas sociais estão surtindo efeito, caso contrário, as bolsas não ajudariam as famílias.

Críticas.

Infelizmente existe uma parcela da população brasileira que não gosta do Brasil, mas sabem muito bem exercer o seu papel dominador. Pessoas que acham que qualquer gasto com o social é um gasto em demasia. Mas também existem pessoas de bem que querem o bem do povo”, enfatisa.

O ministro disse que sua pasta é criticada até dentro do próprio governo. “Dizem que gastamos muito com os programas sociais, se esquecem que as desigualdades sociais são enormes e não que não conseguiremos resolver a questão com mágicas. Queremos envolver os Estados e os Municípios para que todos os programas sociais se desenvolvam em toda sua plenitude”, ressalta Patrus.

Ananias falou de cada um dos programas sociais esclarecendo seus objetivos. “O Bolsa Família possui 11 milhões de cadastrados e é o programa que ganhou mais visibilidade e em breve os valores serão reajustados. Queremos acabar com a fome e com a desnutrição. Esse é o nosso objetivo, mesmo sabendo que alguns acham que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome seja transitório. Mas vamos trabalhar para que todos tenham os mesmos direitos, oportunidades e as mesmas chances. Devemos estender as mãos a quem precisa através da políticas sociais”, finaliza Patrus Ananias.

Projeto Cozinhas Comunitárias.

O Projeto Cozinhas Comunitárias é uma parceria entre o Governo Federal e Prefeitura que beneficiará famílias carentes da região de Nova Contagem. O projeto tem o objetivo de fornecer alimentação adequada à população que vive em situação de extrema vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

O programa desenvolvido pela Prefeitura de Contagem é uma parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e foi aprovado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável.

A iniciativa visa melhorar as condições de vida das famílias/pessoas beneficiadas, por meio da alimentação balanceada a baixo custo e a formação/capacitação de agentes multiplicadores em Segurança Alimentar Nutricional.

As Cozinhas Comunitárias servirá como base de apoio para o Programa de Educação Alimentar Nutricional, que vem sendo desenvolvido pela Coordenadoria de Segurança Alimentar Nutricional e Abastecimento de Contagem.

A intenção é melhorar a dieta e os hábitos alimentares da população, resgatar a cultura alimentar, aproveitar integralmente os alimentos e promover a saúde. As duas unidades das Cozinhas Comunitárias vão oferecer 1.000 refeições/dia para 153 famílias já cadastradas, uma média de 850 pessoas/dia.

Na unidade de Nova Contagem, as 200 pessoas em situação de maior carência receberão o almoço e o jantar, enquanto as demais serão beneficiadas apenas com o almoço. A refeição será servida em embalagens descartáveis para que possa ser consumida no ambiente familiar.

O lançamento do projeto e inauguração unidade de Nova Contagem foi na Casa de Apoio, à Rua VL6, nº 1880, em Nova Contagem.


Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br