Data de publicação: 20-04-2012 00:00:00

Manifestantes fazem greve de fome contra Ato Médico

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Duka Amorin 


Trabalhadores ligados à saúde fazem greve de fome e se acorrentam na Praça Tiradentes em Ouro Preto. Os profissionais pedem a revisão do projeto de Lei do Ato Médico, que proíbe que profissionais sem prescrição médica atendam pacientes.

Com a Lei, optometristas, acupunturistas, terapeutas e terapeutas ocupacionais podem ser proibidos de exercerem suas funções, caso o Conselho Federal de Medicina entre com medidas judiciais.

Os pacientes que suspeitarem de algum problema precisarão primeiro recorrer, em qualquer caso, a um clínico geral. Os indivíduos que não são médicos e fizeram cursos técnicos e universitários sentem-se prejudicados no exercício de suas profissões, entre eles também estão: assistente social, biomédico, biólogo, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, tecnólogo de radiologia , psicólogo, terapeuta ocupacional, profissional em educação física.

Com a lei, os manifestantes também afirmam que o gasto do brasileiro com saúde vai aumentar sem a consulta mais barata e direta destas áreas ligadas a medicina. Outro desgaste que o projeto cria é a desvalorização do trabalhador que tem sua competência colocada em xeque.

Com a greve de fome, eles esperam quem o texto de lei seja modificado antes da aprovação do Congresso Nacional.

O que dizem os conselhos de medicina?

Os médicos afirmam que o ato médico tem a função de levar ao cidadão uma saúde de melhor qualidade com profissionais que sejam realmente preparados para exercer tal função. A lei é uma defesa contra profissionais mal preparados.

Os conselhos de medicina também usam como argumento a dificuldade que um estudante passa para se tornar médico. Segundo o presidente do CFM, “Edson de Oliveira Andrade, os cursos de medicina são os mais disputados do país e a graduação é demorada e árdua, logo os médicos são formados com mais competência para cuidar da saúde dos pacientes”.

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br