Data de publicação: 23-03-2013 00:00:00

Dentistas do Bem também está em Contagem

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Natália Rafaela

Aconteceu na segunda-feira, 18 de março, a maior triagem do mundo do Projeto Dentista do Bem realizado simultaneamente em mais de 100 cidades do Brasil e em outros 10 países da América Latina e Portugal.

O objetivo do programa é selecionar jovens de baixa renda de 11 e 17 anos para receber o tratamento odontológico gratuito.

Segundo a coordenadora do Projeto Dentista do Bem em Contagem, a dentista pós-graduada, Natália Rafaela de Assis Costa, a triagem foi muito boa.

“Fomos bem aceitas pelos funcionários, diretores das escolas e pelos jovens que foram atraídos pela oportunidade de receber um tratamento odontológico de qualidade gratuito”, analisa.

A triagem aconteceu na Escola Municipal Augusta Medeiros e na Escola Estadual Manoel de Mattos Pinho, no bairro Santa Helena, atrás da Prefeitura de Contagem.

Na Escola Municipal Augusta Medeiros, a coordenadora foi de sala em sala explicar sobre o projeto, distribuiu as fichas e deixou combinado uma triagem no dia 2 de abril às 19 horas.

Participaram da triagem 93 jovens na faixa etária de 11 a 17 anos nas quais foram encontradas desde cáries em estágio inicial até cáries em estágio já avançado com necessidade de tratamento endodontico.

“A maior parte dos jovens tem problemas de oclusão alterada, que são dentes mal posicionados que precisam de tratamento ortodôntico. Necessidade que muitas vezes os pais não podem pagar devido ao alto custo do tratamento”, explica Natália Rafaela.

Ainda segundo a coordenadora, as fichas da triagem foram enviadas para a sede da ONG em São Paulo e em breve os selecionados devem receber em seus endereços uma carta dizendo qual será o seu dentista.

“Assim que a família do jovem receber a carta, deve entrar em contato com o dentista e agendar o início do tratamento. Os jovens com mais necessidade e com pior situação financeira serão selecionados de acordo com os critérios analisados através da ficha de triagem”, informa.

Em Contagem, são 20 dentistas cadastrados, mas a coordenadora frisa que diante da enorme necessidade é preciso que mais dentistas voluntários se cadastrem e participem do projeto.

Triagem

O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.

Seleção

Após a triagem, é elaborado um pequeno dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado.

A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.

O tratamento

Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

Os dentistas interessados em participar do projeto pode fazer contato pelos telefones: 3049- 5486 e 88865486 ou pelo e-mail: nataliarafaelatdb@yahoo.com.br

Fonte: Natália Rafaela de Assis Costa
Pós-Graduação em Periodontia, Cirurgia, Implantodontia, Prótese sobre Implantes e Estética Especializanda em Implantodontia pela UFMG

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br