Data de publicação: 10-07-2013 00:00:00

Protetores solares com fator acima de 30 possuem pequena diferença na absorção da radiação

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Divulgação/lookaholic.wordpress.com

¹Fabiana de Almeida 
²Mariana de Oliveira Almeida 

Protetores ou bloqueadores solares são produtos constituídos de substâncias que absorvem ou refletem a radiação solar, inclusive os raios ultravioleta (UVA e UVB) emitidos pelo sol. Esses raios podem causar envelhecimento precoce da pele e desencadear câncer de pele. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamenta a utilização de filtros solares no Brasil, bem como a concentração máxima permitida para cada um deles.

O uso de protetores solares é muito importante, entretanto, algumas pessoas acreditam que o protetor solar bloqueia o sol e impede que a pele se queime. Porém, mesmo os produtos com fator de proteção solar (FPS) acima de 50 não protegem 100% a pele. Ou seja, mesmo com filtro solar, é possível se queimar. A única proteção 100% contra os raios UVA é a roupa.

O Fator de Proteção Solar (FPS) está relacionado à quantidade e à natureza dos filtros solares utilizados na elaboração do produto. Quanto maior o valor do FPS, maior será o nível de proteção. O valor do FPS é determinado pela razão entre o tempo de exposição até o início de eritema (vermelhidão) na pele com filtro solar e o tempo de exposição até o início de eritema na pele sem filtro solar. Por exemplo, uma pessoa que se queimaria depois de 6 minutos no sol deve se queimar em 1 hora (60 minutos) se protegida com um filtro solar de FPS 10 (10 vezes mais proteção).

Ainda em relação ao FPS, estudos comprovam que o aumento do mesmo não está proporcionalmente ligado ao aumento da proteção contra a radiação solar. A indústria de cosméticos e a mídia estimulam o uso de protetores solares com fator de FPS cada vez mais elevado, e com isso podem aumentar muito o preço do produto.

Um protetor solar de FPS 15 absorve 93% da radiação solar, um protetor de fator 30 absorve 97% e um protetor de fator 60 absorve 98%. Esses dados nos mostram que a proteção oferecida pelo produto de fator 30 e o de 60 são praticamente iguais, não sendo necessário o uso de um protetor de FPS 60, que possui o preço muito mais elevado.

De qualquer maneira, é mais seguro tomar sol antes das 10 horas e depois das 16 horas, e a renovação do protetor deve ser feita de 2 em 2 horas, sempre com FPS de no mínimo de 30, lembrando que após esse fator a proteção oferecida por esses produtos é praticamente a mesma.

¹Mestre em Ciências Farmacêuticas - Prof. da Nova Faculdade
²Mestre em Ciências Farmacêuticas - Prof. da Nova Faculdade

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br