Data de publicação: 23-07-2013 00:00:00

Como prestar os primeiros socorros em caso de pequenos acidentes domésticos

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Divulgação

¹Rosana Amaral
²Flávia e Renata

Acidentes domésticos estão cada vez mais frequentes na vida cotidiana da população. Essa estatística aumenta quando existe uma criança presente neste domicílio.

Percebe-se a necessidade de prestar os primeiro socorros ainda no domicílio antes de conduzir a vítima para um atendimento especializado. Contudo, evidencia-se um despreparo da família e com isso o agravamento da lesão.

A seguir, veja como tratar as lesões mais comuns nas urgências domiciliares:

Lesão por arranhão: Essas lesões são ocasionadas por arranhões ou raladas em superfícies externas. Deve ser tratado primeiramente com água corrente e sabão para retirada da sujidade grossa. Esse procedimento deve ser feito imediatamente e deve ser mantido diariamente. Não deve ser mantido um curativo oclusivo ou bandagem. Evite coçar e retirar a casca do machucado.

Lesão por cortes: Essas lesões costumam sangrar muito após o ocorrido. Se essa lesão ocorreu por perfuração contusa (como facas, galhos etc.) manter esse instrumento de perfuração no local e encaminhe a vítima ao hospital mais próximo de sua casa.

Já nas lesões sem instrumentos de perfuração devem manter um tecido limpo no local para estancar o sangramento. Se esse tecido encharcar colocar um segundo tecido limpo sem retirar o primeiro. Manter a compressão por 15 minutos. Se não estancar o sangramento procure um serviço especializado.

Lesão por queimadura: Toda queimadura deve ser avaliada por um especialista. Contudo, os primeiros socorros devem seguir da lavagem com água corrente. Evitar pomadas, pasta de dente, manteigas e óleos. Se aparecer bolhas não retirar ou esfregar em hipótese alguma.

Qualquer tipo de lesão deve ser avaliado algumas anormalidades comportamentais como: agitação, febre, vômitos, confusão mental, dor. Esses sintomas podem indicar o agravamento do estado clínico da vítima. Caso isso aconteça, ela deve ser encaminhada para um serviço de saúde para avaliação especializada. Evite automedicação.

¹ ² Professoras da Nova Faculdade

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br