Data de publicação: 16-08-2013 00:00:00

Benefícios do café na saúde

Lava Jato Dias

Foto: Divulgação/ herdeirodafalacia.blogspot.com.br

¹Renata Viana Abreu
²Mariana de Oliveira Almeida
³Claudmeire Dias Carneiro de Almeida
³-¹Fabiana de Almeida

Nos últimos anos, poucas substâncias foram tão clinicamente estudadas como o café, sem nenhuma comprovação de que seja prejudicial à saúde. Muitos estudos demonstram o contrário, ou seja, os efeitos benéficos do café na saúde.

O café não é remédio, mas a comunidade médico-científica já considera a planta como alimento funcional, ou seja, capaz de produzir efeitos metabólicos ou fisiológicos no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano, adaptando-o para resistir às adversidades do meio ambiente. Isso porque o café é uma mistura complexa de compostos químicos de ocorrência natural e compostos químicos formados durante o processo de torração.

Além da cafeína, o café contém uma série de outras substâncias, como polissacarídeos, proteínas, minerais, polímeros fenólicos, ácidos clorogênicos, lípides e terpenos. Durante a torra do café, as proteínas, aminoácidos, lipídeos e açúcares formam os quase mil compostos voláteis responsáveis pelo aroma característico do café. É toda essa composição que faz do café uma bebida natural e saudável.

Estudos científicos têm demonstrado que ingerir café diariamente, em dose de 4 xícaras ao dia, protege contra diabetes, melhora a memória, a atenção, a concentração, reduz a incidência de doença de Parkinson e Alzheimer e protege contra alguns tipos de câncer, como câncer de cólon/reto, próstata, mama e fígado.

De acordo com um estudo publicado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, homens que bebem seis ou mais xícaras de café por dia apresentaram uma redução de 60% no risco de desenvolver um tipo extremamente letal de câncer de próstata, e uma redução de 20% no risco de sofrer com qualquer tipo de câncer de próstata em relação a homens que não consomem a bebida.

Além disso, esses pesquisadores concluíram que o café pode ser um aliado na luta contra a depressão, principalmente em mulheres. Segundo o estudo, mulheres que bebem duas ou mais xícaras de café por dia são menos propensas a sofrer depressão. Os pesquisadores analisaram mais de 50 mil mulheres. O grupo foi dividido nas que consumiam café e nas que não tomavam a bebida. O que se constatou foi que as mulheres que bebiam o café diariamente tinham 20% de chance de ter menos depressão das que bebiam apenas algumas vezes na semana.

À luz do conhecimento atual, o consumo moderado de café (300-400mg de cafeína) está muito mais próximo de um ótimo investimento à saúde do que simplesmente um hábito que não faz mal à saúde

Algumas dicas para consumo:

• Não ultrapasse quatro xícaras ao dia.

• Não adoce muito o café. Experimente tomar amargo e apreciar o seu real sabor. Se for utilizar adoçante, pingue gota a gota e não esguiche, pois pode estragar a bebida.

• Prepare, preferencialmente o café com água filtrada, sendo um copo (200 ml) de água para 1 colher de sopa média quase cheia de pó de café. Assim, o café fica no ponto - nem muito fraco ou forte. Importante também é não ferver a água, somente em ponto de borbulha para ela conter maior quantidade de oxigênio e a bebida ficar saborosa.

¹²³³-¹ Professoras da Nova Faculdade

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br