Data de publicação: 02-10-2013 00:00:00

A pesquisa, a saúde e o modelo relacional de Laplantine

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Divulgação

¹Fernanda Penido Matozinhos
²Adriana Alves Oliveira Paim
³Janaína Sousa Campos Alvarenga

Sabe-se que a cultura biomédica não é isenta de representação social. Além disso, o discurso sobre a doença procede de uma opção teórica e está subordinado à cultura, à civilização e à época em que se insere.

Os serviços de saúde devem atender o indivíduo como um ser humano integral, submetido às mais diferentes situações de vida e trabalho, as quais influenciam a sua saúde.

A representação social do cuidado denota inúmeras implicações psicossociais e culturais, às quais são submetidos os usuários dos serviços de saúde. O pesquisador deve centrar-se nas comunicações e condutas que orientam os grupos sociais.

Isso ocorre porque o profissional reconhece não estar diante do doente, mas de um sujeito em sua “inteireza”, um ser de experiências, conflitos, emoção e razão, com o qual estabelece relação no domínio da liberdade, pensando-a em uma dimensão moral para uma prática ética.Na visão de Laplantine, este modelo corresponde ao modelo relacional, no qual deve se encaixar a perspectiva de saúde e doença das pesquisas.

Este é um recurso potencial para uma prática que vá ao encontro, de fato, da pessoa. Neste cenário, é necessária a definição de metas que atendam à população em relação ao cuidado em vez da habitual intervenção normativa do profissional, que determina a necessidade de tratamento baseado somente nos parâmetros da doença.

O delineamento dos estudos devem ressaltar a evidência dos aspectos socioculturais que permeiam e sustentam os processos de saúde e doença do indivíduo e das coletividades.

Deve-se assistir os indivíduos de modo a contemplar a totalidade existencial de seu processo vital. Acresce-se a isso, a urgência dialógica de que a atenção em saúde carece, como meio de (re) fazer e atualizar o horizonte normativo das práticas em saúde com base nas reais demandas do indivíduo e da população.

¹²³ Professoras da Nova Faculdade

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br