Data de publicação: 23-10-2013 00:00:00

Conheça a sua dor de cabeça

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Divulgação

¹Júlia Maria Moreira Santos
²Mariana De Oliveira Almeida
³Renata Mônica Amaral

Dor de cabeça ou cefaleia é sensação dolorosa desagradável localizada em áreas da face, cabeça e pescoço. É condição mais comum em saúde e muitas vezes tratada de forma inadequada. As queixas de dor são descritas como pontadas, fincadas, agulhadas, pulsação, pressão, choque e ardência. A intensidade é variada, podendo ser leve, moderada e intensa.

A dor em qualquer região do corpo é sintoma indicativo de que há alguma anormalidade nos tecidos e órgãos. A dor de cabeça, muitas vezes está relacionada às alterações nas estruturas de cabeça e pescoço. Portanto, diferentes condições clínicas destas regiões podem apresentar a cefaleia como principal manifestação física.

A cefaleia pode aparecer após noites de insônia, após um dia de trabalho intenso e cansativo, má postura durante as atividades diárias, uso de medicamentos, no período pré-menstrual e também após situações de estresse. Algumas vezes o portador de cefaleia conhece bem sua própria dor e identifica as causas que iniciam a sua crise, formas de alívio (como o repouso, por exemplo) e fatores que aumentam a sua intensidade (atividade física, mudança de temperatura, entre outros).

A enxaqueca é um tipo de cefaleia muito frequente. A crise de enxaqueca pode impedir a pessoa de ir ao trabalho ou fazer suas atividades diárias. O portador de enxaqueca sabe quando a crise de dor vai começar, tem alteração visual, náusea e vômito. Sabe também que a dor pode durar horas ou dias e que analgésicos comuns podem não eliminar a dor.

O sofrimento causado pela dor pode interferir com o bem-estar e qualidade de vida de quem a sente. Por isso, ao perceber a frequência ou constância das crises de uma dor de cabeça é necessário procurar profissional da área da saúde. O dentista, o fisioterapeuta e o médico são os mais indicados para fazer o tratamento correto. É importante, entretanto, observar os momentos de início de dor e fatores relacionados, o tempo de duração da crise, as medidas de melhoria e ainda as condições que podem aumentar a intensidade da dor e, principalmente, evitar o uso de medicamentos sem orientação profissional ou por automedicação.

¹²³ Professoras da Nova Faculdade

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br